Quatro profissionais do Mais Médicos começam a atuar em Porto Velho

Quatro profissionais do Mais Médicos começam a atuar em Porto Velho

Porto Velho, RO - Quatro médicos já começaram a atuar nas unidades de saúde de Porto Velho pelo Programa Mais Médicos, do Governo Federal. Entretanto, ainda restam nove vagas a serem preenchidas. Eles substituíram os cubanos que atendiam no município.

Os novos profissionais se apresentaram na Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) na última semana de novembro e passaram por um treinamento. De acordo Igor Amorim, coordenador do Saúde na Família, eles estão atendendo aos moradores de Novo Engenho, Aliança, Abunã e Extrema.

“Eles (médicos) atendem de segunda a quinta-feira, pois tem um dia que é de estudo. Mas não ficam só na mesma unidade, já que tem um território a cobrir. Então, esses médicos vão para outras unidades que é composta pela equipe e que é do território deles”, explicou.

Anteriormente, o cronograma do Ministério da Saúde estabelecia que o prazo para a substituição dos profissionais era de 3 a 7 de dezembro.

Porém, ainda segundo Igor Amorim, o período de apresentação dos novos médicos foi prorrogado até o dia 14 deste mês, devido a baixa nos profissionais.

Conforme a Semusa, somente oito médicos se apresentaram para cobrir a oferta das 13 vagas. Entretanto, quatro deles pediram exoneração do cargo.

Atualmente, Porto Velho tem um déficit de nove dos 13 profissionais responsáveis pelo atendimento à população desde a saída dos profissionais cubanos. Isso representa suspensão de pelo menos 400 atendimentos.

Enquanto as demais vagas existentes na capital de Rondônia não são substituídas, a Semusa segue direcionando outros profissionais da área da saúde, como enfermeiros e biomédicos, para atender os moradores das localidades que são beneficiadas pelo programa.