Quais dados são essenciais para uma equipe de trade?

Quais dados são essenciais para uma equipe de trade?

A gestão de trade marketing é, cada vez mais, formada por ações que envolvem a inteligência de mercado para gerar resultados financeiros concretos para a empresa. Nesse sentido, poder contar com dados para a formação de indicadores chave de desempenho (KPIs) é essencial para acompanhar a evolução dos negócios. Para viabilizar a coleta dessas informações em campo, é preciso lançar mão dos softwares de trade marketing.

Quer saber quais dados são essenciais para uma equipe de trade e como a tecnologia pode ajudar? Então, continue a leitura!

Monitorar a ruptura de estoque

A falta de produtos no PDV, conhecida como ruptura, é uma das principais falhas a serem combatidas pela gestão de trade, uma vez que o estoque gira de forma muito dinâmica e erros no abastecimento podem fazer com que a estratégia seja um verdadeiro fracasso. Com um app de trade marketing, você monitora em tempo real o estoque do PDV e pode antever soluções antes que o produto acabe.      

Indicadores de desempenho

Ter um acompanhamento diário de tudo o que acontece em campo é fundamental para garantir a efetividade das ações. Com essas informações em mãos, é possível saber o que acontece com a equipe externa e ainda criar indicadores de desempenho (KPIs) para a equipe. Assim, você pode dar atenção imediata à performance de cada profissional, na comparação com suas metas. O objetivo é fazer com que os processos possam ser melhorados, e a equipe, desenvolvida.

Roteirização da equipe de campo

Com o aplicativo do Agile Promoter, é possível identificar falhas na cobertura dos PDVs e atender os clientes de forma mais estratégica, otimizando o tempo de deslocamento da equipe, selecionando rotas de acordo com a importância das vendas da empresa, e ter maior controle das atividades exercidas pelos promotores e representantes.

Monitoramento da concorrência

Ao conhecer as forças e fraquezas dos concorrentes, você pode estabelecer ações mais eficientes e produtivas. Para isso, é necessário verificar periodicamente as ações promocionais mantidas por eles, os preços praticados, quais lançamentos de produtos estão no planejamento e como está o abastecimento das gôndolas dos produtos concorrentes. Essas informações são necessárias para que você possa atuar de forma competitiva.

Com um sistema de trade marketing, o monitoramento da concorrência fica mais ágil, pois a equipe externa coleta e envia para a equipe de back office informações em tempo real. Isso oferece para a empresa a possibilidade de ganhar eficiência e reagir rapidamente em caso de ameaças.

O software de trade marketing do Agile Promoter faz a gestão da equipe de campo e contribui para o fortalecimento das estratégias de trade, melhorando o controle da operação, além de facilitar as auditorias e a comunicação.