Procuradoria Geral do Estado lança Programa de Estágio com vagas para Porto Velho, Vilhena e Brasília

Procuradoria Geral do Estado lança Programa de Estágio com vagas para Porto Velho, Vilhena e Brasília

A Procuradoria Geral do Estado de Rondônia abriu processo seletivo para o Programa de Estágio 2019 com vagas para Porto Velho (Direito, Contabilidade e Informática/TI), Vilhena e em Brasília (vagas para Direito). A carga horária é de, no mínimo, 20h semanais e, no máximo, 30h. O estagiário aprovado, e convocado, fará jus à bolsa estabelecida pela legislação de regência.

Para participar, os interessados devem responder aos seguintes pré-requisitos: estar regularmente matriculado em instituições oficialmente reconhecidas pelo Ministério da Educação – MEC; no caso dos candidatos às vagas de Direito, o acadêmico pode concorrer a partir do 7º (sétimo) semestre; já para Contabilidade e Informática/TI o candidato está habilitado a participar da seleção a partir do 5º (semestre) dos respectivos cursos.

No ato da inscrição, o participante deve ter em mãos os seguintes documentos: identidade (RG ou CNH) original e cópia simples; comprovante de matrícula (atestado, certidão ou declaração de matrícula) original e atualizado – com menos de 30 (trinta) dias de emissão; histórico escolar atualizado original com menos de 30 (trinta) dias de emissão, fornecido pela instituição de ensino superior em que está matriculado; e declaração de que conhece o edital e que a ele se submete.

A seleção será baseada no índice acadêmico do aluno, que será obtido por meio do cálculo da média aritmética simples das notas alcançadas pelo candidato em todas as disciplinas cursadas até o último semestre que antecedeu ao processo seletivo.

O estágio visa proporcionar complementação do ensino e aprendizagem aos estudantes dos cursos de graduação e é muito importante para a formação profissional. De acordo com o corregedor geral, Luiz Cláudio de Carvalho, o estágio tem um papel significativo tanto para a Instituição quanto para o estagiário. “Para a PGE e para o Estado de Rondônia é um auxílio no desenvolvimento das atividades fins da Procuradoria, que é a defesa do Estado. E para o estagiário é interessante porque ele alia o conhecimento teórico que recebe na faculdade ao conhecimento prático. Na área do Direito é possível elaborar minutas de petições, de recursos e das mais variadas peças jurídicas – tudo sob a orientação dos procuradores do Estado. Para quem é da Tecnologia da Informação é possível adquirir experiência ajudando nas atividades que o setor desempenha e para os alunos de Contabilidade a pretensão é localizá-los junto ao núcleo de Contabilidade da Procuradoria de Execuções Judiciais para auxiliar nos processos afetos a esta Procuradoria Especializada”, comenta.

Para Ândria Araújo da Silva, estagiária de Direito, a vivência do estágio está fazendo muita diferença. “Para a minha vida acadêmica eu notei que me trouxe mais segurança. Aqui eu coloco a teoria aprendida na sala de aula em prática. Analisar os processos, enquadrar a lei ao Direito, no meu caso, mais precisamente ao Direito dos Servidores, traz uma bagagem que me diferencia no mercado de trabalho. Por isso, eu recomendo que os estudantes participem do processo seletivo para estágio porque a experiência traz muito conhecimento”, afirma.

O estágio oportuniza a integração em termos de aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e de relacionamento humano, aproximando os ingressantes do universo e da realidade da advocacia pública. “O estágio da PGE, na área de Direito, é uma ótima oportunidade para os estudantes adquirirem experiência, principalmente no setor público e na advocacia pública. Eles ficam em contato direto com todos os processos e pedidos administrativos. Durante o programa de estágio, eles auxiliam os Procuradores no trabalho da atividade fim e adquirem conhecimento prático das atividades jurídicas”, ressalta o Procurador da Setorial de Controle dos Direitos do Servidor – Nilton Djalma dos Santos Silva.

As inscrições vão até o dia 23 de agosto, das 8h às 13h, de segunda-feira a sexta-feira. O edital completo com endereços para a entrega dos documentos e outros detalhes está disponível aqui. Para mais informações, o candidato pode ligar no (69) 3216-5060 (Porto Velho), (69) 3321-3698 (Vilhena), (61) 3224-6832 (Brasília).

Pesca Esportiva