Prefeito Hildon Chaves registra grande avanço na área social

Prefeito Hildon Chaves registra grande avanço na área social

Porto Velho, RO - A Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social e da Família (Semasf) vem desenvolvendo ações e políticas públicas visando a melhoria da qualidade de vida da nossa população. Durante o ano de 2019, os serviços de capacitação garantiram curso de informática avançada para 57 jovens de 15 a 29 anos em situação de vulnerabilidade e risco social, em parceria com o IFRO e o curso de Informática Básica em parceria com Centro Educacional São Lucas, onde foram certificados 35 jovens.

Ainda com relação a capacitação de jovens a Semasf promoveu uma Oficina de Educação Financeira, com a parceria do Instituto SICOOB com a participação de 27 jovens e o curso de técnicas administrativas com a participação de dezenas de jovens e com certificados ao longo do ano de 2019.

O Departamento de Políticas Públicas para Juventude esteve presente e recebeu manifestação de interesse em cursos profissionalizantes gratuitos na 2ª Feira Internacional do Estudante de Rondônia.

Já na área da prevenção para jovens foram entregues kits (preservativos, lubrificantes e folders) como um alerta para doenças sexualmente transmissíveis, principalmente para aqueles que curtiram o carnaval no bloco Prevenido é Mais Gostoso.

Em novembro foi realizada a 1ª Feira do Jovem Empreendedor para exposição de produtos, serviços e negócios, o evento foi sediado na Praça Aluízio Ferreira.

Outro destaque foram os trabalhos realizados com os idosos, como por exemplo a Oficina Rede Sociais para Idosos, onde foram abordados assuntos como: Direitos Sociais, Orientação sobre Fake News e golpes frequentemente aplicados em idosos.

A Prefeitura realizou o Programa Família Acolhedora; Tenda Social – atendimento a população em situação de Rua; Projeto Apadrinhando uma História; Palestras nas escolas referentes a Campanha Nacional ao Dia Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual contra Criança e Adolescente; Roda de Conversa referente ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa; realização de várias oficinas para jovens e adultos.

Também foram realizadas Caminhadas pelo Fim da Violência contra Mulher; Projeto Superação da Violência e Empoderamento da Mulher; Roda de Conversa Entre Elas; Encontro de Mulheres Ribeirinhas; várias frentes de acolhimentos com reuniões sobre as mulheres CREAS Mulher.

Sobre o CREAS MSEMA: Campanha de prevenção DST/AIDS no carnaval; Oficina das Profissões; Grupo Família Missão da Vida; Projeto Um sonho, Uma Nova Chance; Grupo de Mães; realização de uma horta orgânica; apresentação de um Projeto de Reação: Ressocialização de Adolescentes em situação de Risco e Liberdade Assistida; Atendimento ao Imigrante Venezuelano; atendimento aos Indígenas WARÃO (população indígenas venezuelana); cadastro único desses povos, bolsa família, tarifa social de energia, carteira de trabalho, chamada escolar e demais benefícios.

Ainda foram ofertados cursos de: conserto de celulares; oficina de cabelo e automaquiagem; datas alusivas; palestras e reuniões; cursos Mãos que Embelezam; Costurando Oportunidades; Fios de Alegria; Tesoura Mágica entre outras atividades propostas ao longo de todo ano de 2019.

Antes de finalizar o ano, a prefeitura repassou cinco veículos para a Secretaria de Assistência Social e da Família (Semasf), sendo três, fruto de recursos de emenda parlamentar do deputado federal Expedito Netto e dois, do deputado Léo Moraes, disponibilizado quando era deputado estadual e conveniado pela Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social - SEAS.

Um veículo foi destinado para o Departamento de Políticas Públicas da Juventude (DPPJ); um veículo para o Departamento de Políticas Públicas para Mulheres (DOPM); um veículo para o Serviço de Acolhimento Familiar em Família Acolhedora; um veículo para o III Conselho Tutelar; e um veículo para o IV Conselho Tutelar.

Dando continuidade aos feitos foi celebrado em dezembro os termos de fomento com as instituições filantrópicas, Associação Casa Família Rosetta e Clube Shotokan Esportivo.

O termo de fomento da Associação Casa Família Rosetta, no valor de R$ 199.642,18 foi oriundo do Fundo Municipal de Assistência Social, deliberado pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) para o projeto ‘Acolhimento institucional de pessoas com deficiências neurológicas em residência inclusiva’, para Contratação de profissionais e aquisição de materiais de consumo.

O termo de fomento do Clube Shotokan Esportivo, no valor de R$ 76.050,00 foi oriundo do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, deliberado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), para o projeto ‘Formando Campeões’, para aquisição de Material Esportivo para a realização de Aulas de Karatê, nas regiões Sul (Bairro Aeroclube, Castanheiras) e Vila Princesa na BR-364.

O prefeito Hildon Chaves disse que todos sabem do valoroso trabalho prestado pela Casa Família Rosetta à sociedade. Elogiou o trabalho voluntariado realizado na entidade, por ser feito verdadeiramente por amor ao próximo. “Tenho profundo respeito pelo trabalho realizado pela Casa Família Rosseta”, afirmou.

O prefeito elogiou o trabalho com o esporte às comunidades carentes, como é o caso do Clube Shotokan, e ressaltou que sua gestão tem dado muito incentivo ao esporte. Citou o projeto ‘Talentos do Futuro’ que vem realizando iniciação esportiva em diversas modalidades esportivas, desde balé até ginástica rítmica.

A Semasf também renovou 80% da frota de veículos com 8 camionetes, 2 micro-ônibus com acessibilidade, 15 carros utilitários, um total de 25 carros novos.

Foram cadastradas 57. 215 famílias residentes nos Distritos atendidas pelo Plantão CAD ÚNICO. 115 famílias atendidas nos CRAS.

56.949 famílias com atendimento psicossocial do Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Participaram mensalmente de atividades no centro de Convivência do Idoso aproximadamente 2500 idosos.

A Semasf conta com sete casas de acolhimento, sendo quatro para crianças e adolescentes e três para adultos moradores de rua, imigrantes e mulheres vítimas de violência doméstica, com serviço de café, almoço e janta.

A secretaria também implantou duas políticas públicas: 1 – serviço de família acolhedora que favorece crianças e adolescentes ; 2 – escritório social que atende egressos do sistema prisional para combater a reincidência e promove a ressocialização, coordenado pela Associação Cultural e do Desenvolvimento do Apenado e Egresso – ACUDA, foram investidos mais 700 mil reais com esse convênio.