Prefeito avalia construção de centro de cultura barbadiana

Prefeito avalia construção de centro de cultura barbadiana

Porto Velho, RO - O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, recebeu em seu gabinete, nesta quinta-feira (27/6), a vereadora Joelna Holder, a doutoranda Cledenice Blackman, e uma representante da família Shockness, Elsie Winter, para debater sobre a construção de um centro de cultura barbadiana.

A comunidade caribenha, conhecida como os Barbadianos, que chegou em Porto Velho por volta de 1910, para a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, é uma parte significativa da herança afrodescendente na Amazônia.

Para continuar com esse legado, a vereadora Joelna Holder, a doutoranda Cledenice Blackman e Elsie Winter apresentaram, como uma forma de resgate dos traços dos imigrantes de Barbados, um projeto de construção de um centro, para a preservação da língua, culinária e cultura barbadiana.

“Este projeto é muito importante para a preservação da cultura, de uma forma geral, para o resgate da nossa história. O povo barbadiano teve um papel fundamental na construção de Porto Velho, é muito importante que essas raízes culturais sejam resgatadas e preservadas”, salientou o prefeito Hildon Chaves.