Polo de confecção de Cacoal deve empregar 4 mil pessoas, diz Assinvest

Cacoal - RO O polo industrial de confecções de Cacoal (RO), a 480 quilômetros de Porto Velho, já tem local definido para a construção e as obras devem começar ainda em 2016. O terreno para as instalações foi entregue às seis fábricas de confecção do município que devem ser transferidas para o novo espaço. Quando estiver em funcionamento, o local deve gerar quatro mil empregos diretos, acredita a Associação Industrial do Vestuário de Rondônia (Assinvest).

Os empresários do ramo de confecções buscavam desde 2009 parcerias para conseguir um terreno para construir o polo industrial e agregar todas as empresas. Na última sexta-feira (19), o grupo de fabricantes recebeu oficialmente os lotes. A área destinada à construção do local possui aproximadamente 18 mil metros quadrados e fica localizada no loteamento Green Ville.
Nesta primeira etapa, seis empresas cadastradas junto à prefeitura receberam os terrenos. No entanto, existe uma lista de espera com pelo menos 12 empresas interessadas em adquirir o benefício.

A vice-presidente da Associação Industrial do Vestuário de Rondônia (Assinvest), Linda Von Rondon, acredita que após a construção do polo, o município deverá dobrar o número de contrações para confecção de vestuários, que deverá saltar de dois para quatro mil empregos diretos.

"Essa construção irá dobrar o número de pessoas empregadas. A expectativa é que as empresas comecem logo a construir, pois muitas não crescem mais por falta de espaço. Nosso objetivo é em breve construir uma creche para receber os filhos das mulheres que estiverem trabalhando no polo", disse Linda.

O projeto do polo de confecções também contempla a construção de um mini shopping, onde as peças confeccionadas serão expostas e vendidas. Segundo a Assinvest, a previsão é que o espaço comece a ser construído ainda neste ano.


Seis empresários receberam lotes para iniciar a
construção do polo (Foto: Magda Oliveira/G1).