Policlínica Oswaldo Cruz avança nos serviços oferecidos e atende mais de 338 mil pacientes em 2019

Policlínica Oswaldo Cruz avança nos serviços oferecidos e atende mais de 338 mil pacientes em 2019

Porto Velho, RO - Com uma média mensal de 34 mil atendimentos médicos e pequenos procedimentos cirúrgicos, a Policlínica Oswaldo Cruz (POC), em Porto Velho, vai transformando e formando uma nova cultura de atendimento no serviço de saúde estadual.

No ano de 2019, foram atendidos 338.229 pacientes, superando o ano de 2018 que foi de 313.798. “Em relação ao ano anterior tivemos um avanço considerável, mesmo não realizando a POC Itinerante, nós superamos o exercício de 2018. Isso se dá por conta de muito trabalho em equipe e, principalmente, pela reestruturação de alguns setores, como por exemplo, o Serviço de Arquivo Médico e Estatística (Same) que foi descentralizado. Antes, gerava muita aglomeração e insatisfação por parte dos usuários. Agora, dividimos os pacientes da oftalmologia, dos programas, e da recepção do Same. Com isso, os pacientes tanto da capital quanto do interior, conseguem um direcionamento melhor”.

A melhora da identificação dos setores, com investimento em acessibilidade e audiovisual, também facilitou o direcionamento e atendimentos aos pacientes que procuram a policlínica.

Além de mudanças estruturais e de fluxo, foi implantado na Policlínica Oswaldo Cruz dois novos ambulatórios, o de Bexiga Neurogênica, com consultas, exames, orientações, avaliações multiprofissionais, o qual recebe pacientes que têm disfunções na bexiga (incontinência, infecções urinárias), e também o ambulatório Vascular, com toda estrutura necessária.

Diretora Sinara Maria Flores e a adjunta Iranir Albuquerque falam dos avanços da Policlínica Oswaldo Cruz

“Hoje, praticamente, a porta de entrada para as consultas na POC é através da atenção básica de saúde, exceto os programas que é porta aberta. Todo agendamento de consultas e retorno são realizados nas unidades básicas de saúde”, explicou Sinara Maria Flores.

Para a diretora da unidade, o marco de 2019 foi a aquisição do tomógrafo na oftalmologia e duas esteiras para teste ergométrico. “Dois equipamentos importantíssimos, com isso conseguimos zerar a fila de catarata e do exame que mede a frequência cardíaca do paciente”, destacou a diretora adjunta, Iranir Marques de Albuquerque.

A Policlínica Oswaldo Cruz conta com 56 especialidades e subespecialidades, mais de mil pacientes são atendidos diariamente na unidade, e mais de duas mil pessoas transitam dentro da POC. “Estamos com novos projetos e mudanças, em breve chegarão mais cadeiras, instalações de câmeras, equipamentos de informática, e mais servidores, isso para melhorar ainda mais os serviços para nossos usuários”, destacou Iranir Albuquerque.