Polícia Militar de Rondônia atualiza Diretrizes e reforça atenções para os Planos de Articulação e Desdobramento

Polícia Militar de Rondônia atualiza Diretrizes e reforça atenções para os Planos de Articulação e Desdobramento

Coronel PM Alexandre e a capitã PM Michelly destacam o trabalho desenvolvido visando a atualização das Diretrizes e a apresentação dos Planos de Articulação e de Desdobramento

Porto Velho, RO - “O planejamento não diz respeito às decisões futuras, mas às implicações futuras das decisões presentes". A frase de Peter Drucker - consultor administrativo, professor, jornalista e escritor austríaco e pai da administração moderna – tem sido a mola propulsora das atividades desenvolvidas pela Polícia Militar do Estado de Rondônia, por meio da Coordenadoria de Planejamento Operacional (CPO), no desenvolvimento de ações que visam garantir uma atualização nas Diretrizes de Ações Operacionais da corporação, bem como na apresentação do Plano de Articulação e do Plano de Desdobramento que têm a finalidade de definir o dispositivo operacional e a distribuição do efetivo das Unidades Operacionais.

Conforme explanado pelo coordenador de Planejamento Operacional, coronel PM Fábio Alexandre Santos França, o Plano de Articulação define o dispositivo de cada Organização Policial Militar (OPM) e atribui a área de responsabilidade a cada Unidade Operacional. A área de responsabilidade engloba um certo número de municípios, os quais ficarão sob a responsabilidade de uma determinada Unidade Operacional. O Plano de Desdobramento elaborado com base no Plano de Articulação, demonstra a distribuição do efetivo das Unidades pelo destacamento sob suas responsabilidades.

As definições foram também destacadas pela adjunta da CPO, capitã PM Michelly Mendes, que inclusive, reforça o sentido de planejar e desenvolver ações específicas sobre a segurança pública em Rondônia. A oficial argumenta que a CPO tem sido um elo importante com o comandante da PM, coronel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa, no sentido de atualizar as Diretrizes Operacionais visando dinamizar o policiamento ostensivo, bem como se discutir estatísticas que são atualizadas constantemente no intuito de sempre levar o melhor no quesito segurança para a sociedade.

Os reflexos de todas as ações desenvolvidas são positivos. Uma pesquisa publicada recentemente nos veículos de comunicação local e nacional aponta a Polícia Militar de Rondônia entre as três melhores do país e isso tem motivado a corporação a buscar sempre melhorar, conforme afirma a capitã PM Michelly.

Para a atualização das Diretrizes de Ações Operacionais, a capitã afirma que contou com colaboração de oficiais da PM, bem como destacou o trabalho dos policiais militares que atuaram na revisão geral das Diretrizes, tais como: tenente PM Gilberto Santin; sargento PM Jarde Ferreira; cabo PM Cecília Bezerra. Foram feitas análises, levando em consideração cada questão de ações operacionais; bem como uma ampla discussão de novas diretrizes que envolvem novas propostas de policiamento. A oficial ainda ressalta que várias diretrizes precisaram passar por um processo de atualização com o aval do comandante, pois estavam desatualizadas desde 2009.

Em geral, a capitã PM afirma que todas as ações foram desenvolvidas da forma mais clara possível com uma visão geral sobre o atendimento da Polícia Militar à sociedade.

A corporação assume papel de relevância na preservação da ordem pública, prevenindo ou inibindo a criminalidade, atuando repressivamente na restauração da ordem pública, adotando medidas de proteção e, consequentemente, garantindo uma maior sensação de segurança da população.

No nível de Direção, a Coordenadoria de Planejamento Operacional, é responsável pela elaboração da estratégia, doutrina de emprego e o planejamento, coordenação, fiscalização e controle das atividades operacionais da Polícia Militar.

WhatsApp Image 2019-07-02 at 10.39.10 copy

 Polciais militares que atuaram na revisão geral das Diretrizes de Ações Operacionais