Polícia Civil e MP deflagram operação de combate ao desmatamento ilegal

Polícia Civil e MP deflagram operação de combate ao desmatamento ilegal

Porto Velho, RO - Na manhã desta sexta-feira (14), a Polícia Civil em São Francisco do Guaporé, com apoio do Ministério Público de Rondônia e da Sedam, deu cumprimento a 7 mandados de prisão de envolvidos em crimes ambientais. São 5 prisões temporárias e duas preventivas, além do cumprimento de 8 mandados de busca e apreensão.

Mais de 20 policiais, entre delegados, agentes e escrivães atuam na Operação Mezilaurus. Os acusados são investigados por crimes de associação criminosa, desmatamento ilegal de floresta, furto ilegal de madeira, receptação e corrupção ativa, fatos ocorridos em São Francisco do Guaporé, na Reserva Parque Estadual Serra dos Reis. 

A primeira parte da operação foi realizada na quinta, na Reserva Serra dos Reis, com o apoio da Polícia Técnico Cientifica (POLITEC), que realizou a constatação dos danos causados. Entre os envolvidos, há um vereador, donos de serrarias da cidade e de empresa de segurança. 

Além das acusações de desmatamento ilegal de floresta, furto ilegal de madeira, e receptação, eles também são acusados de estarem subornando agente público da área da segurança pública do Estado, para que deixasse de realizar a fiscalização e liberasse a entrada de caminhões com madeira ilegal na cidade. 

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas serrarias da cidade e na residência dos envolvidos. 

O nome da operação, Mezilaurus, faz ilusão ao nome cientifico da árvore típica da região, conhecida como Itaúba (mezilaurus itauba), sendo esta a espécie preferida para extração do grupo criminoso. 

As identificações dos envolvidos não foram divulgadas para garantir o sigilo das investigações.