Papa Francisco convoca sínodo dos bispos para 2022

Papa Francisco convoca sínodo dos bispos para 2022

Porto Velho, RO - O papa Francisco convocou um sínodo para 2022, embora o assunto da reunião dos bispos ainda não tenha sido definido, informou o Vaticano neste sábado (15).

O Conselho da Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos, instituição que prepara essas reuniões, propôs ao papa uma breve lista de possíveis assuntos de discussão, para que ele "tome uma decisão final", afirma um comunicado do Vaticano.

"O santo padre (...) decidiu convocar esta assembleia para o outono (boreal) de 2022 para garantir um envolvimento mais importante de toda a Igreja na preparação" desta reunião, segundo a mesma fonte.

O último sínodo comum foi realizado em outubro de 2018. O tema principal foi a juventude. Um ano depois, em outubro de 2019, o papa convocou um sínodo especial, com os bispos de uma região específica do mundo, para falar sobre a Amazônia.

Apoio a migrantes

O conselho e Francisco também publicaram neste sábado uma mensagem de apoio às ONGs e governos que ajudam e apoiam os migrantes.

"Muitas pessoas são forçadas a ir de um país para outro devido a guerras, desigualdade econômica, procura de emprego ou terras mais férteis, perseguições religiosas, terrorismo ou crise ecológica", denuncia o papa.

"As pessoas estão desorientadas, as famílias destruídas (...) mulheres e meninas são forçadas a se prostituir", continua a mensagem.

"A Igreja se identifica com os pobres, os pequenos, com os estrangeiros. Aprecia os governos e as ONGs (...) que estão comprometidos em ajudar aqueles que precisam se deslocar", diz o documento.

Além disso, pede "vigilância contra o tráfico de pessoas e o compromisso de acabar com os conflitos que causam tanto sofrimento".