O dia 30 de setembro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 30 de setembro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque – [email protected]
Acesse: rondoniaalemdahistoria.com.br

BOM DIA DIA 30 DE SETEMBRO!

COMEMORA-SE

Dia da Secretária, Dia Internacional da Tradução, Dia do Jornaleiro, Dia da Navegação, 
Dia Marítimo Mundial, Dia da Bíblia católica. 
Católicos lembram São Jerônimo, São Gregório, São Francisco de Borja e São Simão.

RONDÔNIA

1928 – Comerciantes fundam a Associação Comercial do Guaporé, em Porto Velho, tendo como presidente Marcelino de Oliveira.  

1948 - O governador do Território, Frederico Trotta, assina o decreto 66, criando um Posto de Puericultura em Porto Velho

BRASIL

1919 – Nasce Abelardo Barbosa, o Chacrinha, o grande show-men de TV brasileira.

1937 – O general Eurico Gaspar Dutra e o presidente Getúlio Vargas divulgam o Plano Cohen, documento citado por adversários como “falso”, citando conspiração comunista para tomar o poder.

1957 – Criada a Rede Ferroviária Federal do Brasil.

1968 – Morre o jornalista Sérgio Porto, colunista do “Pasquim” com o pseudônimo “Stanislaw Ponte Preta”, autor do livro “Febeapá – onde satirizava o movimento militar de 1964.

Em 1988 – Nos Jogos Olímpicos de Seul, o judoca Aurélio Miguel ganha a 1ª medalha de ouro do Brasil naqueles Jogos.

MUNDO

420 – Morre Hierônimo Stridon (São Jerônimo), citado como Tradutor da Bíblia do hebraico e do grego para o latim. 1791 – Estreia “A Flauta Mágica”, uma das últimas obras de Mozart. 1846 - A anestesia é aplicada, pela 1ª vez no mundo, para a extração de um dente molar, por seu descobridor Thomas Morton. 1929 - Um avião da companhia alemã Opel AG que utiliza um motor de foguete levanta vôo, pela primeira vez, pilotado por Fritz von Opel. 1939 – Mais de 30 mil judeus poloneses são assassinados pelos nazistas, no “Massacre de Babi Yar”. 1955 -  Morre James Dean, ator (EUA), citado como “pai” da juventude transviada. 2005 — Caricaturas de Maomé num jornal dinamarquês, geram ação de muçulmanos matando vários jornalistas. 

FOTO DO DIA

Funcionando desde a década de 1940, no aeroporto “Salgado Filho”, popularmente conhecido por “Caiari”, em Porto Velho, entre os anos 1950 e 1980 eram constantes as presença de várias pequenas aeronaves usadas no transporte de garimpeiros e cargas em direção aos garimpos de cassiterita na área de Ariquemes. Os aviões maiores eram velhos DC-3 da II Guerra Mundial,  das empresas que faziam o transporte de passageiros entre Porto Velho e o resto do país. A pista era de cascalho e quando os aviões iam decolar muitas crianças, hoje avós, corriam para onde está o ginásio de esportes Cláudio Coutinho, para aproveitar o vento das hélices. Quando algum avião,  perdido na noite,  buscava ´pousar e ficava sobrevoando a cidade, alguém acionava a única rádio local, primeiro a Difusora do Guaporé e depois a Caiari, e logo a corrente da solidariedade era formada, com vários carros balizando a pista. Mas nem tudo era alegria, porque algumas vezes, crianças mais afoitas eram absorvidas pelas hélices.  No início da década de 1980 o “Salgado Filho” foi desativado com a operacionalização de boeing’s no aeroporto do Belmont, que já recebia passageiros desde o início da década de 1970.