O dia 30 de agosto na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 30 de agosto na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque – [email protected]

BOMDIA 30 DE AGOSTO!
O DIA NA HISTÓRIA 

Lúcio Albuquerque – [email protected]

BOM DIA 30 DE AGOSTO!

COMEMORA-SE

Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla. Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados.
Católicos lembram São Félix, Santo Adauto, São  Cesário das Artes e São Palmáquio.

BRASIL

1875 – Acontece em Mossoró (RN) o “Motim das Mulheres, Guerra das Mulheres” ou “Revolta das Mulheres” contra a convocação de seus maridos para a Guerra do Paraguai.  

2002 — O voo 4823 da Rico Linhas Aéreas cai na aproximação do Aeroporto Internacional de Rio Branco, matando 23 das 31 pessoas a bordo.

MUNDO

1909 — Os fósseis de Folhelho Burgess são descobertos por Charles Doolittle Walcott.

1958 – Proposta criação de 180 postos de controle antinuclear em várias partes do mundo.

1963 — Entra em operação o “telefone vermelho”, a linha direta Moscou-Washington entre os líderes dos Estados Unidos e da União Soviética.

1984 — Lançada a STS-41-D, primeira missão do ônibus espacial Discovery

2002 — Descobertos os asteroides (73495) 2002 QE43 e (73494) 2002 QF42. 

FOTO DO DIA

Localizado em frente à catedral do Seringueiro, em Guajará-Mirim, o muro de um dos prédios do Batalhão “Forte Príncipe da Beira”, foi transformado num ponto de visitação turística, graças ao trabalho de um de seus componentes, o soldado Luiz André Noza Santos que a partir de fotografias fez as devidas ampliações transformando o muro em  vários quadros, cada um retratando uma passagem da História do Brasil ou da História de Rondônia, como, a partir de uma foto de Rosinaldo Machado mostra o ex-governador Jorge Teixeira na janela de um trem da EFMM quando da reativação do trecho Porto Velho a Santo Antonio. O soldado Noza transformou cenas como a proclamação da Independência e a da República, o Forte Príncipe e a chegada de Cabral ao Brasil em arte e em oportunidade de se conhecer melhor a própria história do Brasil e de Rondônia, trabalho muito elogiado pelos que visitam o local.