O dia 28 de maio na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 28 de maio na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA 

BOM DIA 28 DE MAIO!

Por Lúcio Albuquerque – [email protected]

COMEMORA-SE

Dia Internacional do Brincar. Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna. Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher. Dia do Hambúrguer. Dia do Ceramista.

Católicos lembram São Germano.

FATOS:

585 a.C. — Data do eclipse previsto por Tales de Mileto, para muitos é a da Filosofia ocidental.

1917 - Nasce o político brasileiro Teotônio Vilela.

1961 — Publicação do artigo de Peter Benenson  “The forgotten prisoners” – Os prisioneiros esquecidos, marco inicial da Anistia Internacional.

1962 – Imenso terremoto no Chile, 2 dias antes de começar a Copa do Mundo, vencida pelo Brasil.

1999 — Na Itália, após 22 anos de  restauração, a obra-prima de Leonardo da Vinci, A Última Ceia, é novamente exposta.

FOTO DO DIA

Distante 540 quilômetros de Porto Velho, por via rodoviária, o município de Espigão do Oeste tem uma história diferente dos outros de Rondônia, incluindo a colonização iniciada pela empresa Melhorança, que entrou em choque com o trabalho realizado pelo Incra, órgão responsável pelo assentamento nas terras do então Território Federal. Em Espigão em 1982 foi eleita a primeira mulher prefeita na Amazônia Ocidental, a descendente de pomeranos Lucia Tereza, depois três vezes deputada estadual. No município existe uma das grandes colônias Pomerana no Brasil, mais de 30% da população local, e eles participaram da criação da pequena comunidade, no final da década de 1960. Para comemorar e manter viva a tradição dos imigrantes pomeranos, é realizada a Pomer-Fest (foto). O Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados mantém um arquivo com centenas de páginas, explicando a presença e a importância dos pomeranos no Brasil.