O dia 25 de janeiro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 25 de janeiro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

JANEIRO


O DIA NA HISTÓRIA


Lúcio Albuquerque – [email protected]

BOM DIA 25 DE JANEIRO!


RONDÔNIA


Em 1904 – A Câmara Federal aprova a Lei nº 5, abrindo crédito para atender despesas geradas pelo Tratado de Petrópolis. 1926 – Liderados pelo coronel Paulo Saldanha fiéis católicos concluem a construção da primeira igreja de Guajará Mirim, dedicada a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. 1968 – O decreto federal 58.501 coloca a ferrovia Madeira-Mamoré em processo de erradicação.  1982 – O governador Jorge Teixeira instala o Poder Judiciário de Rondônia.


COMEMORA-SE


•    Dia do carteiro. Dia da Bossa Nova. Católicos lembram Santo Ananias, Santo Gregório de Nazianzo  e Dia da conversão de São Paulo.


FATOS


•    1554 - 0s padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta fundam o colégio que deu origem à cidade de São Paulo.

1890 — Assinado o Tratado de Montevidéu, uma tentativa de solucionar a Questão de Palmas entre o Brasil e a Argentina.

1934 — Fundação da Universidade de São Paulo (USP). 1917 – Nasce Jânio Quadros, presidente brasileiro que renunciou em 1961.

1927 — Nasceu o músico Tom Jobim autor, com Vinícius de Morais, da música brasileira mais conhecida no mundo, Garota de Ipanema.

1984 — Acontece na praça da Sé, em São Paulo, um dos principais comícios em favor da campanha Diretas Já, que pedia eleições diretas para presidência da República.

2006 — Publicação da primeira encíclica do Papa Bento XVI, Deus Caritas Est (Deus é Amor).

2019 — Barragem de rejeitos, controlada pela Vale S.A., rompe em Brumadinho, Minas Gerais, deixando 206 pessoas mortas e 102 desaparecidas.

FOTO DO DIA

Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Guajará-Mirim, teve início sua construção em 1923, sob responsabilidade de uma comissão coordenada pelo coronel Paulo da Cruz Saldanha, e inaugurada em 1926. O templo é carinhosamente chamado “igrejinha”, e atualmente tornou-se o centro oração litúrgica das Monjas Beneditinas, sempre aberto à visitação, inclusive para casamentos e batizados. É uma das atrações turísticas de Guajará-Mirim, estando sempre aberta para orações e visitações.