O dia 21 de novembro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 21 de novembro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA   

Lúcio Albuquerque
[email protected]

BOM DIA 21 DE NOVEMBRO!

COMEMORA-SE

Dia Mundial da Pesca. Dia Mundial da Televisão. Dia Nacional da Homeopatia. Dia das Saudações.
Católicos lembram Apresentação da Virgem Maria (no Ocidente) e como a Entrada da Mais Sagrada Theotokos no Templo (no Oriente). Beata Francisca Siedliska.

RONDÔNIA

Em 1977 instalado o 3º município de Rondônia, o de Ariquemes, desmembrado do município de Porto Velho, e empossado como prefeito nomeado o professor e poeta Pedro Tavares Batalha, que ficará no cargo até 1979.

BRASIL

1962 — Com participação de João Gilberto e Tom Jobim, a bossa nova, modo musical brasileiro, faz um show num dos grandes templos artísticos, o palco do Carnegie Hall, Nova York.

1986 - O presidente José Sarney anuncia o Plano Cruzado II, na tentativa de segurar a inflação  

MUNDO

164 a.C. - Judas Macabeu restaura o Templo em Jerusalém, lembrado todos os anos pelo festival de Chanucá ou Hanucá ou Festival das Luzes.  

1694 - Nasce o filósofo francês Voltaire Marie Arouet, defensor da liberdade de expressão e de religião.

1877 - Thomas Edison anuncia a invenção do fonógrafo, que gravava e reproduzia a voz humana.

1942 - Estreia o desenho animado Piu-Piu, do criador Bob Clampett.

1973- A União Soviética nega-se a jogar a repescagem para a Copa de 1974.  

1990 - É lançado o super Nintendo e o jogo Super Mario World.

FOTO DO DIA

Em janeiro/fevereiro de 1976, o governador Humberto Guedes realizou uma espécie de plebiscito com moradores da área chamada depois “Ariquemes Velha” sobre a proposta da construção de uma cidade, depois “Nova Ariquemes” e Ariquemes. Àquela altura o Incra já realizava ações para transformar a área em uma forma de fixação de colonos com destaque à cultura de cacau. No plebiscito, o “sim” obteve mais de 98%. Guedes encarregou o arquiteto Cabral Carpintero de preparar o projeto, com a estrutura mínima para atender às famílias que chegavam para enfrentar o desafio  da selva e da malária. No dia 21 de novembro de 1977 Humberto Guedes instalava o município de Ariquemes, empossando prefeito o professor e poeta Pedro Tavares Batalha. Foi o primeiro dos cinco municípios instalados naquela semana chuvosa. Na foto Guedes anuncia aprovação da abertura da cidade. (F. Amarante)