O dia 19 de Junho na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 19 de Junho na história de Rondônia, Brasil e Mundo

19.6 – BOM DIA!

RONDÔNIA:

1970 - O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), implanta o primeiro projeto de colonização em Rondônia, o Pic Ouro Preto, em terras antes pertencentes ao seringal Ouro Preto.

COMEMORA-SE:

Dia do Cinema Brasileiro, quando Afonso Segreto registrou as primeiras imagens em movimento no Brasil, em 1898, na baía da Guanabara. Católicos lembram Santa Juliana Falconeri, São Gervásio, São Protásio e São Romualdo.

FATOS:

1269 — Rei Luís IX da França ordena que judeus encontrados em público sem um distintivo amarelo  sejam multados em dez libras de prata.

1623 — Nasceu Blaise Pascal, filósofo, físico e matemático francês, inventou a primeira máquina de calcular. 1846 - É realizada em Nova Jérsei a primeira partida oficial de Beisebol.

1862 - O Congresso dos Estados Unidos proíbe a escravidão no país.

1964 — Aprovada a Lei dos Direitos Civis de 1964  no Senado dos Estados Unidos.

1944 — Nasce Chico Buarque, músico, cantor, compositor.

1988 – Cerca de 3 mil moradores de Berlim Oriental ouvem o show do cantor Michael Jackson, realizado do outro lado do muro.

FOTO DO DIA:

Sede do Incra em Ouro Preto (RO), há 50  anos, quando foi instalado oficialmente, num antigo seringal, o primeiro projeto de colonização, a partir daí iniciando o trabalho real de programação da ocupação das terras fundiárias de Rondônia. A 16 de junho de 1981 a região foi constituída em município, com terras retiradas do município de Ji-Paraná.