O dia 19 de julho na história de Rondônia, Brasil e mundo

O dia 19 de julho na história de Rondônia, Brasil e mundo

O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque – [email protected]

19.7 – RONDÔNIA:

1991 – O Congresso Nacional aprova a Lei 8.210 criando a Área de Livre Comércio de Guajará-Mirim.

COMEMORA-SE:

Dia Nacional da Caridade e Dia Nacional do Futebol. Dia do Vaqueiro Nordestino (data móvel - LEI Nº 11.928 de 17 de abril de 2009). Católicos lembram São Serafim de Sarov e São Simaco. 

FATOS:

Ano 564 - 64 — Grande incêndio de Roma causa devastação generalizada e assola por seis dias, destruindo metade da cidade, e tendo como suposto incendiário o imperador Nero.

711 — Invasão muçulmana da Península Ibérica: Batalha de Guadalete: as forças omíadas sob comando de Tárique ibne Ziade derrotam os visigodos.

1374 — Morre  Francesco Petrarca, poeta italiano. 

1717 — Batalha de Matapão que dá a vitória dos Estados Pontifícios, com apoio da Ordem de Malta, da República de Veneza e do Reino de Portugal, contra o Império Otomano.

1814 – Nasce Samuel Colt, que revolucionou os processos de fabricação de armas.

1834 – Nasce o pintor Edgar Degas, conhecido sobretudo pela sua visão particular no mundo do ballet, sabendo captar os mais belos cenários.

1843 — O navio a vapor de Brunel, o SS Great Britain, é lançado, tornando-se o primeiro navio oceânico com casco de ferro e hélice, tornando-se o maior navio a flutuar no mundo.

FOTO DO DIA:

 Ponte sobre o Rio Caracol, afluente do Rio Madeira, implantada durante a construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré, entre os anos 1909 e 1912. É uma das obras de arte herdadas da ferrovia que, como muitas outras, continua em uso, mas sem os cuidados necessário a uma manutenção, pela sua importância histórica. Desde 1974 está como parte da rodovia BR-425, ligação via BR-364 com Guajará-Mirim e a Bolívia.