O dia 19 de janeiro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 19 DE JANEIRO!

Por Lúcio Albuquerque – [email protected]

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 19 DE JANEIRO! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

Em 1958 – Morre o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, patrono do Estado de Rondônia e da arma das Comunicações do Exército.

COMEMORA-SE

Dia do Terapeuta Ocupacional, Dia do Passista e Dia do Cabeleireiro. Católicos lembram São João de Ravena, São Mário, Santo Odilo de Curny e Santa Marta.

FATOS

Em 1817 — Liderado pelo general José de San Martín, um exército de 5 423 soldados atravessa os Andes partindo da Argentina para libertar o Chile e depois o Peru.

 

1883 — O primeiro sistema de iluminação elétrica usando fios suspensos, construído por Thomas Edison, começa a funcionar em Roselle, Nova Jérsei.

 

1915 - Georges Claude, químico, físico e inventor, patenteia  o tubo de iluminação neon. Em fora o primeiro a aplicar uma descarga elétrica em tubo selado contendo gás néon com a ideia de criar uma lâmpada. 

 

1951 — Inaugurada, pelo presidente Eurico Gaspar Dutra, a Rodovia Presidente Dutra ligando São Paulo e Rio de Janeiro.

 

1966 - Indira Gandhi é eleita primeira ministra da Índia, primeira mulher que ocupa o cargo.

 

1982 - Morre Elis Regina, em São Paulo e no velório seu corpo é vestido com a camiseta que não pôde ser usada no show Saudade do Brasil, com seu nome no lugar do dístico Ordem e Progresso, da bandeira brasileira.

 

1991- A segunda edição do Rock in Rio começa no estádio Maracanã.

 

2002 – Morre o Vavá (Edvaldo Izídio Neto) atacante bicampeão mundial (1958/62) pelo Brasil.   

 

2017 – Em acidente aéreo, sobre o que pairam dúvidas, em Paraty, RJ, morrem o ministro e relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, e outras quatro pessoas.

FOTO DO DIA

Quantos vovôs de hoje, mesmo com carrões modernos, continuam lembrando dele, um carro que até mereceu um filme (lembram do “Herbie”?). Com certeza o carro popular mais conhecido do mundo, o Wolksvagen (wolk – povo; wagen – carro), ou “fusca”, como os brasileiros chamam, Um carro surgido no “milagre econômico” alemão da década de 1930, e que após a II Guerra Mundial ganhou o mundo, com uma data mundial para comemorar, a 22 de junho e um dia específico no Brasil, 20 de janeiro. Em muitas cidades funcionam o Clube do Fusca, onde aficionados fazem desfiles, mostras e outras atividades para lembrar a data. Hoje, há 43 anos, o fusca deixava de ser fabricado na Alemanha, sua pátria-mãe.

COMPLEMENTANDO – A foto do “Dia na História” de ontem, 18, é da balsa do o Rio Melgaço, na BR-29, em 1966. Grato, Alarcão Sodney.