O dia 18 de setembro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 18 de setembro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA 

Lúcio Albuquerque – [email protected]

BOM DIA 18 DE SETEMBRO!

RONDÔNIA:

18 – 1946 – Promulgada a quarta Constituição Federal. Ela estabelece que o Território, criado em 1943 e instalado em 1944, teria direito a eleger um deputado federal; o eleito foi o ex-givernador do Território Aluízio Pinheiro Ferreira. Só em 1978, na última eleição na condição de Território Federal, Rondônia teve direito de eleger dois deputados.

•    COMEMORA-SE:

Dia dos Símbolos Nacionais. Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma. Católicos lembram São Januário, São Pânfilo de Cesaréia, São José de Cupertino.

•    FATOS:

1499- Vasco da Gama, descobridor do caminho marítimo para as Índias,  volta das índias e entra triunfalmente em Lisboa. 1809 — É inaugurada a Royal Opera House em Londres. 1851 — Primeira publicação do The New-York Daily Times, que mais tarde se torna The New York Times. 1865- Acaba a guerra do Paraguai. 1946 - Nasceu Joel Camargo, zagueiro reserva da seleção brasileira tricampeã mundial de futebol, primeiro jogador negro a denunciar o racismo no futebol.  1950 — O jornalista Assis Chateaubriand inaugura TV Tupi em São Paulo, a primeira emissora de televisão do Brasil, integrando-a à rede dos Jornais e Diários Associados. 1969- A nova lei de segurança nacional da ditadura institui a prisão perpétua e a pena de morte no Brasil. 1977 — O satélite (EUA) Voyager 1 tira a primeira fotografia distante da Terra e da Lua juntas. 1997 — É adotada a Convenção sobre a Proibição de Minas Antipessoais. 1999- O inventor Percy Spencer é reconhecido no Hall da Fama pela criação do forno de micro-ondas.  2002 – Morre Mauro Ramos de Oliveira, o zagueiro Mauro, capitão da seleção brasileira campeã mundial de futebol em 1962. 

FOTO DO DIA:

Aluízio  Ferreira, primeiro administrador brasileiro da estrada de ferro Madeira-Mamoré, primeiro governador do Território Federal do Guaporé, foi também o primeiro deputado federal do Território (à época era só um represente), entre 1947 e 1950, quando também houve a primeira denúncia de corrupção eleitoral na região. Líder carismático, Aluízio chefiava o grupo conhecido por “cutuba”, de onde migraram, em 1967, mitos dos que foram compor o partido Arena. Em 1962, em seu terceiro mandato, apresentou na Câmara dos Deputados um projeto de criação do Estado de Rondônia. Na foto, de paletó, durante a campanha de 1954, em que foi eleito pela segunda vez para a Câmara.