O dia 18 de novembro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 18 de novembro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA

BOM DIA 18 DE NOVEMBRO!

Lúcio Albuquerque


BOM DIA RONDÔNIA:

1953 -  Ênio dos Santos PInheiro assume o governo do Território do Guaporé. 2011 - 
Ação da Polícia Federal, intitulada "Termópilas", prende o presidente da Assembleia Legislativa rondoniense e diversas outras personalidades.


COMEMORA-SE:

Dia do Conselheiro Tutelar. Dia da Criação da Ordem dos Advogados do Brasil. Dia Nacional do 
Notário e do Registrador. Dia Nacional de Combate ao Racismo. Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, Dia do Ocultismo. Católicos Lembram Dia da Dedicação das basílicas de São Pedro e São Paulo. Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá, São Frediano, Santa Filipina Rosa, Santo Odão e São Romão de Antioquia.

FATOS:

1095 — Teve início o Concílio de Clermont, convocado pelo Papa Urbano II para discutir o envio da Primeira Cruzada à Terra Santa. 1724 — Morre Bartolomeu de Gusmão, o padre voador, inventor e cientista luso-brasileiro. 1814 - Morreu Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, o mais importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil colonial.  1837 — Criada a Brigada Militar do Rio Grande do Sul, com o nome de Força Policial. 1928- Mickey Mouse aparece em seu primeiro filme, Steamboat Willie 1966 —  Criação da Embratur (Empresa Brasileira de Turismo). 1978 — Jim Jones comanda o Massacre de Jonestown (Guiana Inglesa), onde 914 pessoas morreram no maior suicídio coletivo da história. 1998 - Morre Aurélio de Lira Tavares, general membro do triunvirato que assumiu a presidência brasileira com a doença do presidente Costa e Silva.

FOTO DO DIA:

Dia 16 passado foi comemorada a data maior de um profissional  com grande responsabilidade, e que tem estado muito  ativo nos últimos anos, seja subindo morro, combatendo a corrupção ou invasores de terras, contrabando, tráfico de drogas; a lista é grande. Foi o Dia do Policial Federal, grupamento de servidores da União, contando atualmente  com mais 10 mil e 700 agentes nas mais diversas categorias profissionais, cuja corporação iniciou sua trajetória ainda à época do Brasil colônia, mas que se solidificou  a partir do Governo Vargas e depois com sucessivas mudanças de denominação e finalidades.