O dia 18 de maio na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 18 de maio na história de Rondônia, Brasil e Mundo

18.5 – BOM DIA ( E não esqueça sua máscara!)

RONDÔNIA:

2003 – No município de Ji-Paraná, um grupo de intelectuais funda a Academia Ji-paranaense de Letras – AJIL.

COMEMORA-SE:

Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (para lembrar o assassinato da menina Araceli, em 1983, por criminosos todos de classe média alta em Espírito Santo). Dia dos Vidreiros (profissionais que trabalham com a arte do vidro) e Dia Internacional dos Museus. Católicos lembram São João I e São Félix de Cantalício.

FATOS:

1096 – Durante um pogrom mata 800 judeus na cidade alemã 1781 – O líder indígena peruano Tupac Amaru é morto pelos conquistadores espanhóis. 1872 — Nasce Bertrand Russell, filósofo e matemático britânico. 1883 - Nasceu Eurico Gaspar Dutra, presidente do Brasil de 1946 a 1951. 1920 – Nasce Karol Yósef Wojtyla, o Papa João Paulo II1945 - Segunda Guerra Mundial: A Força Expedicionária Brasileira (FEB) participa da conquista de Monte Cassino, depois de quatro meses de combates contra a tropa de elite alemã, composta por paraquedistas. 1990 - As Alemanhas Ocidental e Oriental unificaram suas moedas seis meses depois da queda do Muro de Berlim.  2005 — Uma segunda foto do Telescópio espacial Hubble confirma que Plutão tem duas luas adicionais, Nix e Hydra.

FOTO DO DIA:

Luar sobre o Rio Amazonas. A foto de hoje é para mostrar algo de bom num período em que matérias jornalísticas só falam de mortes, de tragédia, de mau-agouro e de briga política. Cena gravada na noite, com o belo luar refletindo nas águas tranquilas do grande rio, para nos levar a refletir sobre o quanto a natureza pode nos oferecer de belo e reconfortador.