O dia 16 de janeiro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 16 de janeiro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque
[email protected]

BOM DIA 16 DE JANBEIRO!  

COMEMORA-SE:

Dia dos Cortadores de cana-de-açúcar.

Católicos lembram São José Vaz (1º índio beatificado), Santa Priscila, São José VazSão Marcelo I, São Berardo

BRASIL

1822 – José  Bonifácio de Andrada de Silva, depois “Patrono da Independência”, foi nomeado  ministro do Reino e dos Negócios Estrangeiros de janeiro de 1822 a julho de 1823, e desde o início colocou-se em apoio à regência de D. Pedro de Alcântara. Proclamada a Independência, comandou uma política centralizadora e organizou a ação militar contra os focos de resistência à separação de Portugal.   

MUNDO

1605 — Publicada em Madrid a primeira edição de “El ingenioso hidalgo Don Quijote de la Mancha” (Livro I de Dom Quixote) de Miguel de Cervantes.

1909 — Expedição de Ernest Shackleton encontra o Polo Sul magnético.

1956 - O Islamismo se converte como religião oficial do Egito, por mandato constitucional.

1957 - Inaugurada a casa noturna The Cavern Club, em Liverpool, na Inglaterra. Foi no local que os Beatles iniciaram sua carreira artística.

1998 - A indústria do tabaco chega a um acordo de US$ 15 bilhões com o estado de Texas como compensação pelos danos à saúde causados pelo fumo. 

FOTO DO DIA

Homens, de em torno de 40 países diferentes, e máquinas na construção da ferrovia Madeira-Mamoré, inaugurada em 1912 e que funcionou até 1972. Na obra, a principal daquele período contratada pelos Estados Unidos fora do país, foram usados equipamentos mais modernos da engenharia ferroviária, da época. A foto, uma das mais de mil feitas pelo fotógrafo Dana de Merrril, contratado pela construtora para registrar a obra, acabou se transformando numa importante fonte de informação para pesquisadores, ou mesmo para mostrar a grandeza que foi realizar um trabalho de tão grande vulto daquilo que foi o início, 70 anos depois de sua inauguração, da história da construção de outro grande projeto importante, o Estado de Rondônia.