O dia 15 de agosto na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 15 de agosto na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA A HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque – [email protected]

BOM DIA 15 DE AGOSTO!

COMEMORA-SE:

Dia da Santa Casa de Misericórdia. Dia das Gestantes. Dia dos Solteiros. Dia da Informática.
Católicos lembram Assunção de Nossa Senhora, mãe de Jesus. São Tarcísio. São Stanislau Kóstka.

RONDÔNIA

Em 1898 – Nasce em Capela (SE) Manoel Alípio (incluiria a seguir o “da Silva”) que, como oficial da Guarda Territorial e delegado de polícia, se tornaria uma espécie de lenda em Guajará-Mirim e região da fronteira.

BRASIL

1825 – Nasce 1825 — Bernardo Guimarães, um dos grandes clássicos da literatura brasileira, “A Escrava Isaura”. 1909 – Morre  Euclides da Cunha, escritor e jornalista brasileiro, autor de “Os Sertões”. 2007 – Morre Joel Silveira, jornalista que historiou a FEB na II Guerra Mundial. 

MUNDO

718 — Fim do segundo cerco árabe de Constantinopla.

1248 — Inicia construção da Catedral de Colônia (Alemanha), construída para abrigar relíquias dos Reis Magos.

1534 — Inácio de Loyola cria a congregação da  Companhia de Jesus.

1843 — Inauguração dos Jardins de Tivoli, um dos mais antigos parques de diversões do mundo, em Copenhague, na Dinamarca.  

1914 - O Canal do Panamá é aberto para o tráfego.

1969 — Início do Festival de Woodstock (EUA), com alguns dos melhores músicos de rock da época.

FOTO DO DIA

Câmara Municipal de Porto Velho. Foi a segunda Câmara (então chamada “Conselho”) no hoje Estado de Rondônia, porque em 1912 foi empossada a primeira, em Santo Antônio do Madeira (MT) que em 1943 foi absorvido pelo Território Federal. Instituída em 1915, a Câmara portovelhense começa seus trabalhos em 1915, quando da posse do primeiro prefeito (superintendente) e vereadores (intendentes), todos nomeados; já em 1916 houve eleição, sendo todos empossados em janeiro de 1917. Seguindo-se eleições conforme o calendário político do município então pertencente ao Estado do Amazonas, até que foi fechada logo após a revolução tenentista de 1924, só reabrindo em 1969, por decreto do presidente   Emílio Médici, mas o prefeito continuava nomeado, até 1985 quando voltou a eleição do prefeito de Porto Velho.