O dia 13 de setembro na história de Rondônia, Brasil e mundo

O dia 13 de setembro na história de Rondônia, Brasil e mundo

O DIA NA HISTÓRIA 

Lúcio Albuquerque – [email protected]

BOM DIA 13 DE SETEMBRO!

RONDÔNIA:

13 – 1943 – Pelo Decreto-Lei 5.812 o presidente Getúlio Vargas cria vários Territórios Federais, dentre eles, o do Guaporé (a partir de 1956 Rondônia).

Em 1944 – O governador Aluízio Ferreira cria a Banda de Música da Guarda Territorial (atual Polícia Militar), chamada carinhosamente de “furiosa” e, desde 2018, “Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado”.

Em  1984 – O presidente João Figueiredo inaugura em Porto Velho a etapa rondoniense de asfaltamento da BR-364. Em 2010 – Falece o jornalista, advogado e conselheiro do Tribunal de Contas Rochilmer Mello da Rocha.

COMEMORA-SE:

Dia Nacional da Cachaça. Dia Mundial da Sepse (Septisemia). Dia Nacional de Luta dos Acidentados por Fonte Radioativas. Católicos lembram São João Crisóstomo e Santo Antonio de Pádua.

•    FATOS:

1500 — Expedição de Pedro Álvares Cabral chega a Calecute, após descobrir o Brasil.

1541 — Após três anos de exílio, João Calvino volta a Genebra para reformar a igreja sob um corpo de doutrina conhecido como calvinismo.

1848 — Phineas Gage, trabalhador da estrada de ferro de Vermont, sobrevive a uma barra de ferro de 3,2 cm de diâmetro que passa por seu cérebro; os efeitos relatados em seu comportamento e personalidade estimulam a discussão sobre a natureza do cérebro e suas funções.

1906 — O 14-bis de Santos Dumont faz um salto curto, o primeiro voo de uma aeronave de asa fixa na Europa.

1909 — Pedro Henrique de Orléans e Bragança, príncipe brasileiro  

1956 — O IBM 305 RAMAC é apresentado, o primeiro computador comercial a usar o armazenamento em disco.

1987 — Acidente radiológico de Goiânia: um objeto radioativo é roubado de um hospital abandonado em Goiânia, Brasil, contaminando muitas pessoas nas próximas semanas e causando a morte de alguns por envenenamento por radiação.

1993 – Falece Austregésilo de Athayde, jornalista, membro da Academia Brasileira de Letras. Em 1948, foi representante do Brasil na comissão que redigiu a Declaração Universal dos Direitos do Homem. 

FOTO DO DIA:

Em meio aos festejos do primeiro ano de criação do Território Federal do Guaporé, o governador Aluízio Ferreira criou por decreto, como parte da Guarda Territorial, a Banda Marcial da corporação, logo tratada carinhosamente por “furiosa”. Era  uma grande atração nos desfiles cívico-militares especialmente no Sete de Setembro. Segundo a historiadora Iêda Borzacov, “A banda, composta por 25 músicos, teve como primeiro mestre (provisório), José Piedade, que passou a regência ao titular Antônio Pires Dantas, ex-policial militar do Amazonas e grande músico, que chegou a Porto Velho atendendo convite formulado pelo governador Aluízio Pinheiro Ferreira”.

A  historiadora continua: “Nas décadas de 1950 e 1960, aos domingos, era apresentada uma retreta no coreto da Praça General Rondon. Era a época dos dobrados, velhas e belas valsas e marchas tocadas em ambiente provinciano e que emocionavam as almas dos assíduos frequentadores do “footing” daquele logradouro público, local de encontro da juventude, ocasião em que as moças desfilavam exibindo suas rodadas saias de organdi ou pregueadas em “crepe da China”.