O dia 13 de fevereiro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 13 de fevereiro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA DIA NA HISTÓRIA 

Lúcio Albuquerque – [email protected]

BOM DIA 13 DE FEVEREIRO!

RONDÔNIA


Em 1992 – A Assembleia Legislativa cria os municípios de Candeias do Jamary, Itapuã do Oeste, Novo Horizonte do Oeste, Castanheiras, Vale do Paraíso, Urupá, Mirante da Serra, Seringueiras, Theobroma, Ministro Andreazza, Governador Jorge Teixeira, Cacaulândia, Alto Paraíso, Monte Negro, Campo Novo de Rondônia, Rio Crespo e Corumbiara.

COMEMORA-SE

Dia Mundial do Rádio: 1946, a United Nations Radio emitiu pela primeira vez um programa para seis países; Dia Nacional do Ministério Público e Dia do Serviço de Assistência Religiosa do Exército. Católicos lembram São Martiniano, São Benigno, Beato Jordão da Saxônia. Festival da Parentália, no antigo Império Romano, em homenagem à Vesta, a deusa do lar.

FATOS

1542 - Gonzalo Pizarro e Francisco de Orellana descobrem o Rio Amazonas. 

1633 - Galileo Galilei é detido pela Inquisição da Igreja Católica. 

1668 — Fim da Guerra da Restauração, pelo qual a Espanha reconhece a independência de Portugal.

1880 — Thomas Edison observa o efeito termiônico (aumento do fluxo de elétrons que saem de um metal, pelo aumento de temperatura).

1945 – II Guerra Mundial: Aviões (EUA) bombardeiam a cidade alemã de Dresden, causando a morte de 45 mil pessoas.

1955 — Israel obtém quatro dos sete Manuscritos do Mar Morto.

1962 — Nasce Jaqueline Silva, que formou com Sandra a primeira dupla brasileira campeãs de vôlei de praia (1996) em Olimpíadas.

1967 — No Brasil, devido à inflação, a moeda nacional (Cruzeiro) é substituída pela de Cruzeiro Novo.

1967 - Descoberto em Madri um livro com anotações de Leonardo da Vinci.

1977 – Morre Carolina de Jesus, autora de “Quarto de Despejo” primeiro livro contando a vida de uma favelada.

2005 - Morre Lúcia dos Santos,  a Irmã Lúcia, uma das três crianças que em 1917 viram numa gruta em Portugal as aparições de Nossa Senhora – a partir daí a região passou a ser chamada de Fátima.

2006 - Iniciam as reformas da Ponte Hercílio Luz, símbolo de Florianópolis, reinaugurada mais de 20 anos depois.

FOTO DO DIA

Restaurante Almanara. Único. O restaurante árabe mais tradicional de Porto Velho, funcionando há mais de 50 anos, só pode ser definido assim. O Almanara ainda preserva praticamente a mesma fachada, o cardápio, formado por comidas típicas do Oriente Médio, que se repete há décadas e, apesar da concorrência, está sempre lotado, mantendo o cardápio especial de sabores do Líbano, onde nasceram seus fundadores, que chegaram a Porto Velho há mais de 60 anos mesma fachada de há 30 anos atrás, quando o restaurante foi aberto por libaneses que chegaram a então pequena cidade. Localizado bem no centro de Porto Velho, o Almanara é ponto de parada para almoço, ou jantar, de muita gente que visita a capital rondoniense.