O dia 13 de agosto na história de Rondônia, Brasil e mundo

O dia 13 de agosto na história de Rondônia, Brasil e mundo

O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque – [email protected]

13.8 2020 – BOM DIA!

RONDÔNIA:

1971 – Criado na região que ainda pertencia ao município de Guajará-Mirim (depois absorvida pelo município de Nova Mamoré) o Projeto Integrado de Colonização Sidney Girão.

COMEMORA-SE:

Dia do Economista. Dia do Canhoto  (criado na Inglaterra objetivando combater o preconceito que havia contra os canhotos). Dia do Pensamento. Católicos lembram Santa Filomena, São Benildo, Santo Hipólito. São Ponciano, São João Berchmans.

FATOS:

1521 — O conquistador espanhol Hernán Cortés captura o tlatoani Cuauhtémoc e conquistam a capital asteca de Tenochtitlán.

1529 - A primeira corrida de touros é realizada no México.  

1822 — D. Pedro I do Brasil nomeia Dona Leopoldina chefe do Conselho de Estado e Princesa-Regente Interina do Brasil.

1899 - Nasceu Alfred Hitchcock, cineasta britânico, mestre do suspense.

1910 — Morre  Florence Nightingale, enfermeira britânica, que ficou conhecida como “A Dama da Lâmpada”,  que ficou famosa por ser pioneira no tratamento a feridos de guerra. foi a fundadora da Enfermagem moderna.  

1923 — Inauguração do hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.

1926 – Nasce Fidel Castro, revolucionário e político cubano.

1961 — A Alemanha Oriental fecha a fronteira entre os setores leste e oeste de Berlim e inicia a   construção do Muro de Berlim.

2014 - Morreu o político Eduardo Campos. Ex-goverandor de Pernambuco, Campos era candidato à Presidência da República quando sofreu um acidente de avião em Santos, no litoral paulista.

FOTO DO DIA:

Ocupando toda uma quadra, a Praça Aluízio Ferreira, homenagem ao primeiro governador do Território do Guaporé (1944/46), era uma referência para quem queria dar uma passeada pelo local onde havia tanques com peixes nativos, arborização e onde, conforme o historiador Abnael Machado de Lima eram realizadas apresentações folclóricas no mês de junho. No final da década de 1980 ela foi descaracterizada por obras da Prefeitura, sem qualquer reclamação, inclusive dos moradores do Bairro Caiari, onde fica a praça.