O dia 12 de fevereiro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 12 de fevereiro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA  

Lúcio Albuquerque – [email protected]

BOM DIA 12 de FEVEREIRO!
    
RONDÔNIA

Em 1904 –O Congresso Nacional aprova o Tratado de Petrópolis, com a Bolívia, pelo qual o Brasil fica com as terras do (hoje) Acre e manda construir a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. 

Em 1949 – Criada a Associação Médico Cirúrgica do Guaporé, tendo como presidente o médico Ernesto Laudelino  de Almeida.

Em 1985 – A Justiça cassa o mandao do primeiro prefeito eleito de Vilhena, Vitório Abrão.

COMEMORA-SE

Dia de Darwin, primeiro cientista a definir o surgimento das espécimes, em seu livro A Origem das Espécies. Começa o ano 4719 do calendário chinês, tendo como animal-símbolo o boi. Católicos lembram São Saturnino e Santa Eulália.

FATOS

1947 — O maior meteorito de ferro observado até aquele momento cria uma cratera de impacto em Sijote-Alín, na União Soviética.

1983- A França e a Inglaterra definem o acordo para a construção do Eurotúnel.

1997- O Brasil e a Itália firmam acordo para combater o tráfico de drogas e o crime organizado.  

1998 — Sancionada no Brasil a Lei conta Crimes Ambientais.

2001 - O mapa completo do genoma humano é apresentado oficialmente.

2016 - Papa Francisco e Patriarca Cirilo realizam o encontro entre líderes das igrejas Católica e Ortodoxa Russa desde há 961 anos.

FOTO DO DIA

Desde os tempos em que a extração da borracha era que movimentava a economia local, um núcleo pequenos começou a se formar na beira do Rio Candeias, a 20KM de Porto Velho, cujo limite entre os dois é o Rio Candeias. A  localidade foi conhecida também por “Vila de Santa Isabel do Candeias, e  no início da década de 1950 funcionava ali um polo agrícola que abastecia Porto Velho, a Colônia Agrícola do Candeias. Mas a viola se inicia (*) com a instalação, em 1939, pelo governo de Mato Grosso, de um posto policial, à época em que a vila fazia parte do município de Santo Antonio (em 1945 absorvido na condição de distrito por Porto Velho). Em 1985 a secretária municipal Odaísa Fernandes comandou o ordenamento urbano de Candeias, o que permitiu seu desenvolvimento e pela lei estadual 363/92, foi elevado a município. Tendo como base da economia produtos primários na área agrícola, uma parcela considerável da população trabalha e estuda em Porto Velho. Segundo um  antigo morador da região, chamado Portela, um caminhão transportando equipamentos do 5º BEC, por teimosia de um sargento, despencou no Rio Candeias. (Foto feita do lado portovelhense do Rio Madeira e é parte do acervo de Alarcão Sidney)
(*) ver site  http://www.candeiasdojamari.ro.gov.br