O dia 11 de Julho na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 11 de Julho na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA

•    11 de julho – BOM DIA!

RONDÔNIA:

(Uma correção: Dois fatos ontem, 10, importantes na história de Rondônia: Em1931 – Pelo decreto 20.200 o governo brasileiro restabelece os serviços da EFMM e nomeia o capitão Aluízio Ferreira para ser seu administrador – o primeiro brasileiro na função. É o que alguns chamam de “Nacionalização da Madeira-Mamoré”, fato contestado por historiadores que alegam ser, desde sua construção, a EFMM, uma “obra nacional”. 1972 – O último trem apita no pátio da Madeira-Mamoré em Porto Velho. Entre choros de centenas de pessoas, acontece a cerimônia de extinção da ferrovia).

DIA 11 - Em 1981 – O governador Jorge Teixeira reativa, para efeito turístico, o trecho de Porto Velho a Santo Antonio da ferrovia Madeira-Mamoré.

COMEMORA-SE:

Dia Mundial da População. Católicos lembram S. Pio I, papa; São Bento, abade.

FATOS:

1789 — Jacques Necker é demitido como ministro das Finanças da França, provocando a Tomada da Bastilha.

1801 — O astrônomo francês Jean-Louis Pons faz sua primeira descoberta de cometas. Nos próximos 27 anos, ele descobriria outros 36 cometas, mais do que qualquer outra pessoa na história.

1836 – Nasce io compositor brasileiro Carlos gomes; sua obra mais conhecida é “O Guarani”.

1962 — Programa Apollo: a NASA anuncia o encontro orbital lunar como o meio de pousar astronautas na Lua e devolvê-los à Terra.

1973 — O voo Varig 820 cai perto de Paris, na França, matando 123 das 134 pessoas a bordo. Em resposta, a A Administração Federal de Aviação (em inglês: Federal Aviation Administration – FAA) proíbe fumar em banheiros de avião.

1977 — Martin Luther King Jr. é postumamente condecorado com a Medalha Presidencial da Liberdade.

FOTO DO DIA:

Da janela da velha “Maria Fumaça”, recondicionada, o governador Jorge Teixeira (1979/1985) vibra com a inauguração, em 1981, do trecho turístico da ferrovia Madeira-Mamoré, num percurso de 7 quilômetros desde Porto Velho até Santo Antonio. O trecho funcionou pouco mais de dois anos e foi deixado de lado pelos governos seguintes devido a uma série de interdições judiciais.