O dia 10 de setembro na história de Rondônia, Brasil e mundo

O dia 10 de setembro na história de Rondônia, Brasil e mundo

O DIA NA HISTÓRIA 

Lúcio Albuquerque – [email protected]

BOM DIA 10 DE SETEMBRO

RONDÔNIA:

1867 – Sob pressão internacional, o Governo brasileiro abre a navegação do Rio Amazonas aos barcos de todas as nações.

COMEMORA-SE:

Dia do Gordo. Fundação do primeiro jornal no Brasil, a Gazeta do Rio de Janeiro. Católicos lembram Santa Pulquéria e São Nicolau de Tolentino.

•    FATOS:

1509 — Um sismo conhecido como "Pequeno Juízo Final" atinge Constantinopla.

1756 — O rei José I de Portugal assina a Lei que estabelece a primeira região demarcada no mundo para a produção de vinho - o vinho do Porto - e cria a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro com sede na cidade do Porto.

1808 — É lançada a Gazeta do Rio de Janeiro, primeiro jornal impresso no Brasil.

1837 — O líder farroupilha Bento Gonçalves foge da prisão e volta a comandar a rebelião.

1846 — Elias Howe recebe uma patente para a máquina de costura.

1858 — George Mary Searle descobre o asteroide 55 Pandora. 

1936 — Primeiro Campeonato Mundial de Motociclismo Individual é realizado no Estádio de Wembley de Londres.

1960 — Nas Olimpíadas de Verão em Roma, Abebe Bikila se torna o primeiro africano subsaariano a ganhar uma medalha de ouro, vencendo a maratona com os pés descalços.

1977 — Hamida Djandoubi, condenado por tortura e assassinato, é a última pessoa a ser executada pela guilhotina na França.

2005 — Descoberto o satélite natural de Éris, Disnomia.

2008 — O Grande Colisor de Hádrons da CERN, descrito como o maior experimento científico da história, é inaugurado em Genebra, Suíça.

•    FOTO DO DIA:

Seu nome mais conhecido é canoa, aquele meio de transporte muito usado pelos que precisam atravessar pequenos cursos d’água, ou até mesmo em grandes rios onde as populações ribeirinhas usam para travessias arriscadas. Geralmente movidas por força dos braços, mas também por motores, chamados na Amazônia de “motores de popa”, com potências menores ou maiores, essas de alta velocidade, ou por outros motores mais fracos, chamados na região de “rabetas”. A canoa também é conhecida como batel, casco, montaria, bote, catraia, piroga etc. No Rio Madeira, em frente a Porto  Velho aconteceu durante muitos anos e com bom  público, a “corrida de rabetas” – cujo motor é de pequena potência e não se projeta para o fundo do rio, mas tem continuidade com uma hélice colocada num eixo estendido com mais de um metro fora do casco.