O dia 09 de outubro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 09 de outubro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque, [email protected]

BOM DIA 9 DE OUTUBRO!

RONDÔNIA:

1909 – Cândido Rondon designa “Pimenta Bueno” um rio descoberto pela equipe implantadora da Linha Telegráfica Estratégica, que instalava o sistema de telegrafia por fio entre Cuiabá e Porto Velho.

COMEMORA-SE:

Dia do Atletismo. Dia Mundial dos Correios. Dia Internacional para a Redução dos Desastres Naturais. Católicos lembram São Leonardi, São Dinis e São abraão.  

•    FATOS:

1410 — A primeira menção conhecida do relógio astronômico de Praga.

1831 — Criado o Corpo de Municipais Permanentes, atual Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

1853 — Nasce José do Patrocínio, jornalista, orador, poeta e abolicionista brasileiro.

1870 – Um grande furacão devasta a região de Antilhas matando perto de 30 mil pessoas.

1944 — Segunda Guerra Mundial: Primeiro-ministro britânico Winston Churchill e o premiê da União Soviética Josef Stalin começam uma conferência em Moscou para discutir o futuro da Europa.

 2006 - A Coreia do Norte realiza seu primeiro teste nuclear.

2006 - YouTube é comprado pelo Google, por U$1,65 bilhão.

•    FOTO DO DIA:

Lagoa azul, um espetáculo da natureza qqque atrai visitantes de todo o país. Fica no município de Pimenta Bueno, em Rondônia, a 16 KM de distância na margem da rodovia estadual 010 que liga a cidade à região turístico do Rio Guaporé. Pimenta Bueno é oriunda de um posto telegráfico instalado por Rondon aproximadamente em 1906. O nome do município foi uma homenagem de Rondon a  Francisco Antônio Pimenta Bueno, Presidente da Província do Amazonas, no ano de 1888. O local se desenvolveu a partir da instalação de um Projeto do Incra, em 1969, e em 1977 foi passado à condição de município.