O dia 08 de janeiro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 08 de janeiro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque – [email protected]

BOM DIA 8 DE JANEIRO!

COMEMORA-SE:

Dia Nacional do Fotógrafo e da Fotografia (data que a primeira câmera fotográfica chegou ao Brasil, em 1840). Católicos lembram São Severino de Nórica  e São Lourenço Justiniano.

FATOS:

1.324 – Morre o explorador veneziano Marco Polo.

1454 — Bula pontifícia Romanus Pontifex concede ao Reino de Portugal os direitos exclusivos de comércio e colonização de toda a África ao sul do Cabo Bojador.

1642 - Morre o matemático e físico italiano Galileu galilei, que comprovou ser a Terra que gira em torno do Sol.  

1889 — Herman Hollerith obtém a patente norte-americana para a calculadora de cartão perfurado.

1914 - O elemento químico Rádio é utilizado pela primeira vez para o tratamento do câncer.

1935 – Nasce o grande fenômeno do rock,  Elvis Presley, cantor e ator norte-americano.

1963 - O estado de Minas Gerais adota a bandeira que homenageia a Inconfidência Mineira.

1973 - Caso Watergate: começa o julgamento dos sete homens acusados de invadir  a sede do Partido Democrata em Watergate, o que levou à renúncia do presidente Nixon.

1998 - As imagens transmitidas de Saturno pelo telescópio espacial Hubble fortalecem a teoria da existência de planetas fora do nosso Sistema Solar. 

FOTO DO DIA:

 Considerado por alguns como o “o maior dos viajantes”, o veneziano Marco Polo foi um comerciante, diplomata, explorador e viajante conhecido pelas suas viagens ao Oriente.  Marco Polo foi um mercador, embaixador e explorador veneziano cujas aventuras estão registradas em As Viagens de Marco Polo, um livro que descreve para os europeus as maravilhas da China, de sua capital Pequim e de outras cidades e países da Ásia. Embora Marco Polo não tenha sido o primeiro europeu a chegar à China, foi o primeiro a descrever detalhadamente suas experiências. Seu livro inspirou Cristóvão Colombo e muitos outros viajantes.