O dia 05 de agosto na história de Rondônia, Brasil e mundo

O dia 05 de agosto na história de Rondônia, Brasil e mundo

O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque – [email protected]

BOM DIA 5 DE AGOSTO!

RONDÔNIA:

Em 1983 – Decreto-lei assinado pelo governador Jorge Teixeira eleva os distritos de Rolim de Moura e Cerejeiras a municípios. 1983 – A criação dos dois municípios gera a segunda crise institucional entre o governador Jorge Teixeira e os deputados ainda constituintes. A primeira foi a inclusão na Constituição de autonomia financeira e administrativa ao Ministério Público. 

COMEMORA-SE:

Dia Nacional da Saúde. Dia Nacional da Vigilância Sanitária. Católicos lembram Sã Caetano de Thienne. Santa Afra e Mártires. Santo Osvaldo de Nortúimbria. Nossa Senhora das Neves.

FATOS:

1585 - Iniciada as construção do Forte da Cidade que dá origem à Cidade Real de Nossa Senhora das Neves, primeiro nome da cidade de João Pessoa. 1827 — Nasce Manoel Deodoro da Fonseca, proclamador da República do Brasil. 1872 — Nasced o cientista  Oswaldo Cruz, médico infectologista brasileiro  1884 — A pedra angular da Estátua da Liberdade é colocada na Ilha de Bedloe (atual Ilha da Liberdade) no porto de Nova Iorque. 1895 — Morte de Friedrich Engels, filósofo alemão  1930 - Nascimento do astronauta (EUA) Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua. 1954 — Carlos Lacerda sofre o Atentado da rua Tonelero; seu guarda-costas, o major-aviador Rubens Florentino Vaz, é ferido e morto, iniciando a crise que levou ao suicídio do presidente Getúlio Vargas. 1955 – Morre Carmen Miranda, cantora do clássico “Tico-tico-no-fubá”, “O que é que a baiana tem” etc.   2015 - Acidente na mina San José (Chile) aprisiona 33 mineiros chilenos a aproximadamente 700 metros abaixo do solo por 69 dias. Todos saem vivos. 2016 — Abertura dos Jogos da XXXI Olimpíada, no Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro. 

FOTO DO DIA:

Em 1970 a cidade de Porto Velho, então capital do Território Federal de Rondônia, tinha apenas 70 mil habitantes e sua economia mais forte era representada pelo pagamento dos funcionários da Madeira-Mamoré, que ainda funcionaria por mais dois anos, e pela extração da cassiterita, nas locas na região de Ariquemes e parte de Porto Velho. A sede da EFMM tinha uma vida bucólica, acordando com o apito do trem, sem emissora de TV. A foto é da Avenida Sete de Setembro, sua principal via comercial ainda permitindo tráfego em dois sentidos. Ao fundo dá para ver um pouco o Rio Madeira.