O dia 03 de março na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 03 de março na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 3 DE MARÇO!

Por Lúcio Albuquerque – [email protected]


RONDÔNIA

Em 1942 – Brasil e EUA assinam o Acordo de Washington pelo qual acontece o II Ciclo da Borracha e aparece a figura do Soldado da Borracha

COMEMORA-SE

Dia do Corpo de Intendentes da Marinha, Dia Mundial da Vida Selvagem, Dia Internacional do Cuidado Auditivo, Dia dos Dirigentes das Sociedades Desportivas, Culturais e Assistenciais. Católicos lembram São Simplício, São Marino e Santa Cunegundes.

FATOS

1687 — Domingos Jorge Velho é contratado pelo governo colonial, para destruir o Quilombo dos Palmares. 1904 — Kaiser Guilherme II da Alemanha torna-se a primeira pessoa a fazer uma gravação sonora de um documento político, usando o cilindro fonográfico de Thomas Edison. A 1923 — Revista Time é publicada pela primeira vez. 2005 — Steve Fossett torna-se a primeira pessoa a realizar uma circum-navegação aérea solo ao redor do mundo sem paradas ou reabastecimento. 1927 — Nasce Ibrahim Abi-Ackel, ministro da Justiça no Governo Figueiredo (1979/85), presidiu, em nome de Figueiredo, a instalação do Estado de Rondônia em 1982. 1939 — Cardeal Eugenio Pacelli é eleito papa e toma o nome de Pio XII. 1947 - Luís Gonzaga e Humberto Teixeira gravaram pela primeira vez a canção Asa Branca, que se tornou hino extraoficial do povo nordestino. 1953 - Nasceu o jogador Zico, do Flamengo e da Seleção Brasileira. 1963 - Mônica, personagem de Maurício de Sousa, fez sua estreia em uma tirinha. A publicação foi feita na Folha de S.Paulo.   

FOTO DO DIA

Quando eu vejo jovens jornalistas reclamarem de censura fico pensando que eles falam sem saber o que seja. Numa das últimas vezes que houve censura por aqui aconteceu no jornal A Tribuna na antevéspera da eleição a prefeito em 1985. Segundo o que circulou na época é porque o jornal iria fazer duras denúncias contra o candidato do PMDB Jerônimo Santana, e o TRE acabou empastelando a edição. No dia seguinte, véspera do pleito o TRE chamou para uma coletiva. A coisa estava risível: “Não pode publicar isso, aquilo, aquilo outro também...”. A coletiva foi encerrada logo depois de começar, quando, se não me engano, o Paulo Queiroz, perguntou ao presidente do Tribunal: “Doutor, podemos ao menos informar que amanhã é eleição?” A foto é um documento de um órgão de segurança do Governo Federal: A Tribuna (PVh), A Notícia (AM) e Rio Branco (AC) foram três onde trabalhei na época. Falta só o Estado de São Paulo, mas lá a censura começou em 1969.