O dia 01 de janeiro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 01 de janeiro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque – [email protected]

BOM DIA 1 DE JANEIRO

RONDÔNIA:

1913 – Circula o Extremo Norte, em Santo Antonio, então município de Mato Grosso, vendido a um centavo de réis,  primeiro jornal em português e Rondônia. Em 1915 – Empossados os primeiros o prefeito (superintendente) e vereadores (intendentes) eleitos em  Santo Antonio, todos filiados ao Partido Republicano Conservador. Em 1917 – O primeiro prefeito (superintendente) eleito de Porto Velho, Joaquim Tanajura, e os intendentes (vereadores) Luzitano Barreto, José Camargo, Álvaro Dantas Paraguassu, Antonio Sampaio e Otávio Reis, todos do Partido Republicano Conservador. Em 1 de janeiro tomam posse os governadores Valdir Raupp (1995). Em 1999 José Bianco; Em 2003 Ivo Cassol. Em 2007 Ivo Cassol; Em 2011 Confúcio Moura; Em 2014 Confúcio Moura; Em 2019 Marcos Rocha.

COMEMORA-SE:

Dia da Confraternização Universal; Dia Mundial da Paz. Dia Nacional do Município. Dia do Domínio Público. Católicos lembram Santa Maria Mãe de Deus; São Vicente Maria Strambi. São Telêmaco.

FATOS:

153 a.C. — Pela primeira vez, os cônsules romanos começam seu ano no cargo em 1 de janeiro.

45. A.C. – entra em vigor o calendário Juliano, organizado pelo sábio Sosígenes de Alexandria e e inicia o dia 1 de janeiro como Ano Novo.

404 — São Telêmaco tenta impedir uma luta de gladiadores e é morto apedrejado, o que levou o imperador Honório, a abolir as lutas de gladiadores.

1502 — Navegadores portugueses exploram a Baía da Guanabara e pensando ser um rio, chamam-na “Rio de Janeiro”, dando origem ao nome do Estado.

1763 — Brasil é elevado à categoria de vice-reino, e a capital da colônia é transferida de Salvador para o Rio de Janeiro.

1863 – Nasce Pierre de Frédy,  conhecido como Barão de Coubertain, inventor dos Jogos Olímpicos da era moderna.

1942 — Declaração das Nações Unidas é assinada por 26 nações.

1946 — Extinção da Força Expedicionária Brasileira (FEB). 1960 – O jornal Folha da Manhã passa a circular sob nome Folha de São Paulo.

1999 — Introduzida a moeda do euro em onze Estados-membros da União Europeia. Dilma Rousseff é a primeira mulher a presidir o Brasil.

2016 — Acordo Ortográfico de 1990 entra em vigor no Brasil em caráter definitivo e obrigatório. 

FOTO DO DIA:

Em meu nome, da Fátima, das filhas, dos netos, das netas, dos genros, eu quero agradecer. Primeiro a Deus, pelas graças que nos concedeu num ano tão difícil. À minha família, pelos cuidados que têm tido comigo e pelo que me ajudam e encorajam. A todos que neste ano estiveram lendo esta coluna (incluindo os que muitas vezes fizeram correções), especialmente aos sites e aos que as distribuíram em suas “redes sociais”, multiplicando seu alcance. E quero desejar a todos que, apesar das evidências, tenhamos um ano melhor, colocando nas mãos de Deus cada hora e cada dia em 2021. Amém!