Morre em Cacoal pioneiro André Moreira Nunes um dos responsáveis por implantar a cultura do café em Rondônia

Morre em Cacoal pioneiro André Moreira Nunes um dos responsáveis por implantar a cultura do café em Rondônia

Porto Velho, RO – O pioneiro cacoalense André Moreira Nunes, 85 anos, morreu nesta madrugada as 3h20m e seu corpo está sendo velado na Câmara de vereadores de Cacoal.

André Moreira Nunes chegou a Cacoal, interior de Rondônia quando ainda não existia cidade e foi uma das pessoas que teve os primeiros contatos com os índios.

Seu André nasceu  na cidade de Cedro no Ceará. Nunes foi o primeiro plantador de café em Cacoal e responsável pela implantação do café em Rondônia, além disse foi comprador de castanha.

TERRITÓRIO
Rondônia ainda era Território Federal, onde apenas as culturas nativas, como a Castanha do Brasil (Pará), o Cacau e o Mamão Papaia eram produtos comercializados em grande escala, uma família (pai e dois filhos) tiveram a idéia e a coragem de plantar Café Robusta onde todos pensavam ser inviável.

Clodoaldo Nunes de Almeida, André Moreira Nunes e Daniel Moreira Nunes, os heróis desbravadores, trouxeram do Paraná as primeira mudas e as plantaram na fazenda Castanhal, no hoje município de Cacoal, centro do estado de Rondônia.