Instituto de Previdência de Rondônia tem destaque nacional no controle de orçamento

Instituto de Previdência de Rondônia tem destaque nacional no controle de orçamento

Porto Velho, RO - O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon) alcançou superávit já nos primeiros meses de 2019. A certificação, que aconteceu no último mês de abril, é concedida pelo Pró-Gestão – da Secretaria Nacional da Previdência, que avalia e certifica os institutos previdenciários do país na excelência de gestão.

Apenas outros dois estados do Brasil (Amapá e Tocantins) conseguiram obter rendimento favorável em se tratando de recursos financeiros. Rondônia já desponta ao longo dos últimos anos com histórico positivo do controle da dívida e arrecadação, e a certificação gera benefícios internos e externos para a credibilidade e melhorias na instituição.

O financeiro do Iperon é oriundo das contribuições dos servidores que ingressaram no serviço público até o ano e 2009, e a contribuição vai para a concessão de aposentadorias dos servidores que foram contratados nesse período. Enquanto o fundo capitalizado são as contribuições dos servidores contratados a partir de 2010, o plano previdenciário difere desse recurso.

O fundo se assemelha ao sistema de capitalização.  As contribuições dos servidores contratados a partir de 2010 são depositadas em contas separadas das contas dos antigos, ou seja, a contribuição desses servidores não é destinada aos pagamentos dos benefícios anteriores a 2009.

A partir das reservas, a Administração do Iperon busca melhor rentabilidade nos investimentos dos fundos e manter eventuais dívidas em dia, em constantes melhorias nas questões atuariais, nas capacitações de servidores e no atendimento público.