ILHA DE VERA CRUZ #3 A conturbada relação entre Bolsonaro e imprensa

ILHA DE VERA CRUZ #3 A conturbada relação entre Bolsonaro e imprensa

Nesta semana, o presidente Jair Bolsonaro usou o Twitter para endossar as opiniões dos jornalistas Alexandre Garcia e J.R. Guzzo. Eles afirmaram que parte da mídia busca tornar o governo ilegítimo. Segundo eles, a mídia tomou partido contra a candidatura de Bolsonaro durante as eleições de 2018 e, ao ser derrotada, “dobrou a aposta” e agora tenta pintar o governo como ilegítimo.

Bolsonaro acredita que a maioria dos repórteres e jornalistas se identificam com ideias de esquerda e, por isso, nunca serão simpáticos a nenhuma tese ou proposta apresentada por ele e seus ministros.

Por outro lado, entidades de imprensa enxergam com preocupação as falas do presidente contra órgão de mídia em geral. Notas de repúdio já foram divulgadas em, pelo menos, duas oportunidades. A primeira já na posse presidencial, quando as restrições à circulação de jornalistas impostas pelo governo não agradaram parte dos repórteres.

A segunda ocasião ocorreu quando Bolsonaro compartilhou no Twitter a divulgação de uma conversa telefônica da jornalista Constança Rezende, do jornal "O Estado de S. Paulo". Na oportunidade, ela supostamente teria dito que a apuração do caso Queiroz teria como intenção "arruinar Flávio Bolsonaro e o governo". O diálogo, porém, não inclui o trecho mencionado pelo presidente.

Com a participação dos jornalistas Alexandre Garcia e Leonardo Sakamoto, o ‘Ilha de Vera Cruz’ debate a - tensa - relação entre Bolsonaro e imprensa.

Produção: João Paulo Machado e Bruna Goularte

Trabalhos técnicos: Fabrício Lázaro e Rafael Santos

Capa: Sabrine Cruz

Produto: Agência do Rádio Brasileiro