Hoje tem Marquinho Sathan e Ciganerey em Porto Velho

Hoje tem Marquinho Sathan e Ciganerey em Porto Velho

Porto Velho, RO - A programação pelo Dia Nacional do Samba que em Porto Velho será comemorado durante toda a semana, começa justamente nesta sexta feira 30, com dois shows que vão contar com sambistas do Rio de Janeiro.

Marquinho Sathan

No Mercado Cultural a partir das 20 horas, Beto Cézar apresenta o espetáculo que tem como principal atração, o sambista Marquinho Sathan dono de expoentes sucessos como “Me Engana que eu Gosto; Falsa Consideração e Simples Poeta entre tantos. Para receber Marquinho Sathan, Beto Cezar convidou Ernesto Melo, Itaian Garret, Harlen Ronald, Elias Neves e Waldison Pinheiro todos serão acompanhados pelo grupo Doce Melodia liderado pelo maestro Walber do Cavaco. “Aproveito para agradecer o apoio da Funcultural de Porto Velho que tem a frente o amigo Antonio Ocampo”, disse Beto.

Circuito do Samba

A escola de samba Acadêmicos da Zona Leste também entra na programação em comemoração ao Dia Nacional do Samba ao promover o Circuito do Samba com três programações específicas. A programação esta marcada para começar às 20 horas na Associação Guadalupe da rua Mamoré entre a Amazonas e a Raimundo Cantuária.

Na primeira parte da programação acontecerá o Concurso de Samba de Quadra que está em sua segunda edição. Os concorrentes disputam o troféu Marize Castiel e mais a premiação de R$ 1 MIL.

Num segundo momento será realizado, o Biografando o Samba quando o grupo Camafeu vai interpretar e acompanhar os compositores Toninho Tavernard e Hudson Souza cantando composições próprias.

Samba Enredo 2019

O Circuito do Samba será encerrado, com o show do interprete de samba enredo da escola de samba Acadêmicos da Rocinha Ciganerey também um dos autores do samba enredo da Acadêmicos da Zona Leste para o próximo carnaval cujo tema é “Negras Raízes – Os Quatro Eixos do Povoamento Negro em Rondônia”, pesquisa do professor doutor Marco Teixeira.

Tanto o show do Marquinho Sathan que vai acontecer no Mercado Cultural quanto o Circuito do Samba que vai acontecer na Associação Comunitária Guadalupe, estão marcados para começar às 20 horas e mais, não haverá cobrança de ingresso em nenhuma das duas programações. O apoio é da prefeitura de Porto Velho via Funcultural.

LETRA DO SAMBA ENREDO

Gres Acadêmicos da Zona Leste

Enredo: Negras Raízes - Os Quatros Eixos do Povoamento Negro de Rondônia 

Compositores: Ciganerey e Valter Rodrigues

Chegou o invasor

Trazendo escravidão e maldade

Índio e negro juntos na floresta

Liberdade

A força do trabalho abriu caminho

Fez prosperar

A páscoa anuncia o Divino

É tempo de celebrar

 

Pode aprender, no Quariterê

Tereza de Benguela

No Vale do Guaporé,                  

A rainha quem é, é ela

 

O barbadiano veio falando inglês

Com a ferrovia

E as professoras de Dom Rey

Nos seringais nordestinos pra daná

Soldados da borracha em gaiolas e vapores

Não paravam de chegar

Dona Esperança as mulheres resgatou

Mas o tenente nunca mais furou tambor

O Haiti é aqui

É preciso refletir

Que o preconceito é um desrespeito

E na Verde e Rosa não vai existir

Sou quilombola, sou caribenho

São quatro migrações, tantas matrizes    

Vem Zona Leste ensinar de onde eu venho

Traz minhas negras raízes