Governador Marcos Rocha confirma ao MBL nomeação de 4.499 CDS no Governo de Rondônia

Governador Marcos Rocha confirma ao MBL nomeação de 4.499 CDS no Governo de Rondônia

Porto Velho, RO - O MBL-PVH, junto com seus coordenadores, se fez presente em reunião agendada com o Governador Marcos Rocha no dia 11/03/2019.

Discutimos os assuntos mais repercutidos na mídia e indagações feitas na página do facebook MBL-PVH. Salientamos, conquanto, que estamos expondo aqui nesse resumo da reunião, o que nos foi passado, cabendo a interpretação de todos a concordância ou não dos relatos. Começamos com o tema que vimos diariamente no site oobservador.com e alguns sites da mídia rondoniense:

CDS
O Governador relatou que no atual momento (11/03/2019) estão nomeados 4.499 (quatro mil quatrocentos e noventa e nove) cargos comissionados. Quando a gestão anterior entregou o Estado, haviam 5250 (cinco mil duzentos e cinquenta) cargos comissionados precisamente. Ele justificou em sua fala, que não há quebra de recorde algum. Expos em sua fala também o PLC (Projeto de Lei Complementar) 965/2017, aprovada pelos deputados estaduais e que regulamenta os cargos comissionados, desmentindo algumas falas de que ele teria o poder e estaria criando cargos.

Em sua atual gestão, 2091 (dois mil e noventa e um) CDS são de servidores sem vínculo e 2408 (dois mil quatrocentos e oito) de servidores com vínculo que assumem alguma gerência ou papel de liderança em suas Secretarias. Em dezembro de 2018, na gestão Daniel Pereira, 2932 (dois mil novecentos e trinta e dois) eram cargos comissionados de servidores sem vínculo e 2308 (dois mil trezentos e oito) eram CDS à servidores com vínculo.

O Governador reiterou que há Secretarias onde possuem poucos ou quase nenhum servidores efetivos e para que a gestão não fique inerte, principalmente nessas Secretarias, se faz necessário a adesão de servidores sem vínculos até que, posteriormente, se possa analisar e abrir concurso público para setores com a demanda escassa, haja visto que, até que se efetive a contratação de servidores públicos por meio de concurso, haveria ineficiência em serviços nas Secretarias com poucos efetivos.

Ao perguntar se nesse momento o Governador contrataria mais algum CDS, ele nos deu a palavra de que não haveriam mais adesões e estancaríamos em 4.499 cargos.

OBS: Hoje, (12/03/2018) o site observador.compublicou que já passam dos 4.600 CDS. Tornaremos a contatá-lo novamente.

Gostou da nossa página? Então curta e compartilhe
Ao longo da semana, abordaremos outros temas que foram sugeridos pelos nossos seguidores.

Forte abraço a todos!