Fhemeron reforça espírito de solidariedade e terá plantão neste sábado de carnaval

Fhemeron reforça espírito de solidariedade e terá plantão neste sábado de carnaval

Solidariedade para salvar vidas. Essa é a proposta da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) que tem desenvolvido ações visando atrair mais doadores de sangue principalmente nesta época de carnaval, conforme definido pelo presidente do órgão, Sid Orleans. Neste sábado de carnaval, dia 10, toda a rede de coleta estará funcionando de plantão especial para doação no horário de 7h15 às 13 horas.

Antes, nesta sexta-feira, dia 9, a equipe da Fhemeron estará atuando na coleta externa de sangue em parceria com o Tribunal de Justiça. Maria Luíza explica que a coleta será realizada nas dependências do Tribunal, avenida Farquhar, no período da manhã. Já na segunda-feira, dia 12, a Fhemeron estará funcionando no horário de 7h15 às 12h. Na quarta-feira, dia 14, o atendimento ao doador será das 13h às 18h30.

Segundo a assistente social da Fhemeron, Maria Luíza, é preciso manter os estoques disponíveis para transfusões, porque há maior demanda pelas bolsas de sangue por parte dos postos de coleta, muitas vezes devido ao aumento de acidentes de trânsito e da violência urbana.

“Enquanto muitos se preparam para dias de folia, outros correm contra o tempo para garantir a vida de quem precisar de socorro durante o carnaval. Por isso reforçamos o pedido visando que as pessoas venham doar sangue, pois nunca sabemos que tipo de necessidade terão os próximos pacientes. Nesta época a quantidade de acidentes costuma ser maior conforme estatísticas e, por isso, precisamos nos preparar”, disse a assistente social.

Qualquer pessoa saudável com idade entre 16 e 69 anos pode doar sangue. No caso de menores, é necessária a presença dos responsáveis e, entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos.

Além disso, é preciso pesar no mínimo 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação, não estar de jejum e, no caso de fumantes, evitar o cigarro duas horas antes da doação. É imprescindível levar documento de identidade com foto. A doação é 100% voluntária e beneficia qualquer pessoa independente de parentesco.