Cacoal disputa entre os 10 melhores em prêmio nacional

Cacoal disputa entre os 10 melhores em prêmio nacional

Porto Velho, RO - Cacoal está entre os 10 finalistas do prêmio nacional MuniCiência, da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), pelo projeto de recuperação de solos e nascentes. O trabalho foi potencializado pela Prefeitura de Cacoal, e já recuperou mais de 40 nascentes, levando água potável para subsistência das famílias e sustentabilidade das propriedades na agricultura.

Merece destaque o fato de que cinco das prefeituras têm mulheres à frente da administração, são eles: Goiás (GO), Monteiro Lobato (SP), Cacoal (RO), Conde (PB) e Pedra Branca do Amapari (AP).

Sustentabilidade para o futuro

“O alcance do projeto vai além da recuperação das nascentes, a água chega às casas de pessoas que tinham pouco acesso a este recurso, um programa com foco no meio ambiente e na educação ambiental, já que os agricultores, indígenas e beneficiados aprendem a técnica e se tornam propagadores e agentes de conservação ambiental”, analisou a prefeita Glaucione Rodrigues.

Na Linha 9, a 50 km de Cacoal, onde vivem 25 famílias indígenas, que produzem café e castanha para comercialização, uma linda nascente foi recuperada. O cacique da aldeia, Rafael Suruí disse que foi a primeira vez que a gestão municipal teve olhos para esta questão ambiental na aldeia. “Esta é a primeira vez que isso acontece na aldeia, então isso é histórico pra nós, agradeço a prefeita por isso”, enfatizou.

Parceria

O programa tem apoio do Conselho Municipal de Agricultura, que traz as demandas das propriedades que tem maior necessidade, e também conta com parceria de empresas que fazem a doação das pedras e suporte das Secretarias de Obras, Agricultura, e SAAE.