Acontecimentos históricos do dia 27 de dezembro

Acontecimentos históricos do dia 27 de dezembro

BOM DIA 27 DE Dezembro!!!!

Como o ano não é bissexto, ele vai embora dentro de mais 4 dias.

RONDÔNIA:

1914 – Nasce em Humaitá (AM) o historiador Esron Penha de Menezes, que foi professor, jornalista, contratador da primeira turma da Guarda Territorial (em 1944), depois Polícia Militar, primeiro comandante do Corpo de Bombeiros. Faleceu em janeiro de 2009.

1995 – Criados os municípios de Chupinguaia, São Francisco do Guaporé, Pimenteiras do Oeste e Buritis.

COMEMORA-SE:

Dia da Marinha Mercante, Dia do Salva-Vidas, Dia do Petroquímico e Dia Nacional de Cooperativismo de Crédito.

FATOS:

1571 - Nasce o astrônomo e filósofo alemão Johannes Kepler, que descobriu a viagem dos planetas em órbitas elípticas.

1822 - Nasce o químico e biólogo francês Luís Pasteur, fundador da microbiologia, descobridor do processo de “pasteurização” do leite e criador da vacina contra a hidrofobia ou “raiva” animal.  

1831 — Charles Darwin embarca no HMS Beagle para a sua viagem ao redor do globo, parando na América do Sul e ilhas Galápagos.

 1939 –Criado o Departamento de Imprensa e Propaganda, DIP, pelo presidente Getúlio Vargas;

 1945: Criado o Fundo Monetário Internacional, em reunião com 29 nações.

FOTO DO DIA:

Uma espécie de “pau pra toda a obra”, assim pode ser dito sobre o humaitaense Esron Penha de Menezes (27.1.14/9.1.2009), um dos fundadores da Academia de Letras de Rondônia, atuou em diversas frentes importantes para a região, incluindo como elo entre as empresas de construção da rodovia (atual) BR-364 e o governo do Território, trabalhou em Fordlandia, tentou e não conseguiu ser combatente na Revolução de 1932, foi testemunha ocular das  negociações do coronel Aluízio Ferreira com o presidente Getúlio Vargas para criação do Território do Guaporé. Autodidata foi durante muitos anos a principal fonte oral sobre a construção do que é hoje Rondônia. Na foto com o uniforme de capitão bombeiro.