Acontecimentos históricos do dia 11 Janeiro

Acontecimentos históricos do dia 11 Janeiro

BOM DIA RONDÔNIA:

Em 1750 – Portugal e Espanha admitem que violaram o Tratado de Tordesilhas e assinam o Tratado de Madri, fixando as fronteiras das suas colônias na América do Sul, substituindo o de Tordesilhas. As negociações basearam-se no chamado Mapa das Cortes, privilegiando a utilização de rios e montanhas para demarcação dos limites, e delineando os contornos aproximados do Brasil de hoje.

COMEMORA-SE:

Dia do Controle do Uso de Agrotóxicos e Dia Internacional do “Obrigado”. Católicos comemoram São Teodósio cujo nome significa “Presente de Deus”.

FATOS:

1886 — Tem início a primeira edição oficial do campeonato mundial de xadrez. 1922 - Leonard Thompson, um menino canadense de 14 anos, é a primeira pessoa a ser tratada de diabetes com insulina. 1962 - Inauguração do Conselho Vaticano II, que atualizou estruturas e doutrinas da Igreja Católica. 1966 - Começa no Rio de Janeiro uma chuva que dura 72 horas ininterruptas. A cidade fica em estado de calamidade pública e 200 pessoas morreram. 1985, a cidade do Rio de Janeiro levou o Brasil inteiro à loucura. Iniciava o Rock in Rio, o maior festival de música já realizado em solo nacional. 2003 — Entra em vigor o atual Código Civil brasileiro.

FOTO DO DIA:

1986: Primeira campanha para governador em Rondônia. À frente o governador Angelo Angelin (de gravata) e o prefeito de Porto Velho Tomás Correia. À direita de Angelin os candidatos a governador Jerônimo Santana e a vice Orestes Muniz, ambos eleitos.